A Arquidiocese de Salvador, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA), realizou neste domingo (31), no auditório Dom Geraldo Magela, um seminário para debater, de forma ampla e participativa, o tema da Campanha da Fraternidade, que discutirá este ano a situação do Saneamento Básico.
O presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), participou da atividade, juntamente com o Ouvidor Geral do Estado, Yulo Oiticica, e acredita que este é um problema de responsabilidade coletiva e deverá ser amplamente debatido.
“O saneamento básico é um problema tanto do poder público quanto da sociedade. A responsabilidade é dos dois, porém, de forma diferenciada. O poder público tem o dever de realizar obras de infraestrutura, implementar os planos de saneamento, além de garantir a limpeza do espaço público e fazer a coleta seletiva do lixo. Aos cidadãos, a tarefa de zelar pelos espaços públicos, bem como fomentar e aplicar uma educação ambiental que garanta o bem estar das pessoas”, pontua o deputado.
Intitulado “Casa Comum, nossa responsabilidade!”, a Campanha da Fraternidade 2016, que terá inicio na quarta-feira de cinzas, este ano é ecumênica e orienta a sociedade, igrejas e os poderes públicos a atuarem coletivamente em favor da elaboração, implementação e acompanhamento dos Planos Municipais e Estaduais de Saneamento Básico.