Blog Tempo Presente

Semana de Economia da Uesc começa dia 18

A XIII Semana de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) acontece entre os dias 18 a 21 de setembro, com o tema (R)Evolução tecnológica: mudanças socioeconômicas e perspectivas para a economia brasileira, nas modalidades presencial e online, com inscrições gratuitas. Durante o evento, no dia 21, pela manhã, o Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) vai comemorar os 10 anos do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas (PERPP).

A Semana de Economia tem como público-alvo pesquisadores, professores, discentes da graduação e pós-graduação, e o público externo em geral. O objetivo do evento é aprofundar o debate acerca da disseminação de novas tecnologias e os desdobramentos socioeconômicos e econômicos que estão ocorrendo e poderão ocorrer a partir dessas novas plataformas de conhecimento e de trabalho.

“Em um mundo pós-pandemia, com o avanço da digitalização e uso de tecnologias para busca de conhecimento, criação de novos modelos de vínculos empregatícios e desenho de políticas públicas, a discussão acerca da temática torna-se cada vez mais patente e é do interesse geral da sociedade”, afirma a professora Mônica de Moura Pires, coordenadora do programa de pós-graduação da área.

A mesa de abertura ocorrerá no dia 18, a partir das 18 horas, no auditório do Centro de Arte e Cultura, com momento cultural. Em seguida, o professor João Alberto de Negri (IPEA) fará palestra sobre o tema “Investimento tecnológico como estratégia de desenvolvimento econômico para o Brasil”. A programação consta ainda de outras palestras, apresentação de trabalhos, encontro de egressos, entre outras atividades.

PERPP – No dia 21, no auditório Jorge Amado, será realizada a sessão comemorativa de 10 anos do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas e aprovação do Doutorado – que ocorreu, recentemente, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação.

Das 8 às 10 horas, haverá mesa redonda sobre “O uso da tecnologia e os avanços nas pesquisas em economia regional”, com os professores convidados Fernando Salgueiro Perobelli (UFJF) e Gervásio Ferreira dos Santos (UFBA), e mediação de Andréa da Silva Gomes. Em seguida, apresentação de vídeo sobre o programa e lançamento do e-book “Desenvolvimento Local e Políticas Públicas : narrativas de uma história, seguida de sessão de homenagens.

A palestra de encerramento abordará o tema “Importância da inovação e da ciência no crescimento e convergência dos territórios”, tendo como palestrante o professor Fernando Rubiera Morollón (UO), com mediação da professora Mônica de Moura Pires.


COMPARTILHAR