Blog Tempo Presente

Sebrae realiza Semana do MEI de 10 a 14 de maio

Mais uma vez, o evento será realizado em formato online por conta da pandemia do novo coronavírus

O Sebrae realiza mais uma edição da Semana do MEI, evento já consolidado no calendário dos empreendedores de todo o Brasil. Na Bahia, 633.486 microempreendedores individuais, além daqueles que desejam iniciar um novo negócio ou formalizar suas atividades, poderão conferir a programação online e gratuita que acontece de 10 a 14 de maio. A pré-inscrição já pode ser feita em www.semanadomei.com.br.

Foto: Dario G Neto – ASN Bahia

Pelo segundo ano, o evento terá edição online, por conta da pandemia, com as mais diversas ofertas de capacitação e orientações especiais para os microempreendedores individuais e potenciais empresários. A programação oferece palestras, oficinas e seminários para melhorar os negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação e finanças, obrigações e benefícios do Microempreendedor Individual.

A figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) virou a porta de entrada para o empreendedorismo para milhões de brasileiros que sempre tiveram um sonho de ter um negócio próprio ou que viram no empreendedorismo uma opção de renda.

O garoto propaganda da edição de 2021 da Semana do MEI é o empreendedor Rick Chesther, ambulante que transformou a venda de água em sucesso e, hoje, concede palestras e ensina técnicas para que mais pessoas tenham o mesmo desempenho. Na campanha, Rick, influenciador de negócios da internet, conhecido pelo bordão “Pega essa visão”, convida empreendedores já formalizados ou que pretendem criar uma empresa a participar das palestras, oficinas e capacitações gratuitas que irão ocorrer no período de execução do evento.

Rick já chegou a palestrar em Harvard e se tornou sucesso no YouTube. Sua entrada para o mundo dos negócios aconteceu quando, desempregado, pediu R$ 10 emprestados para vender água na praia e viu que poderia ter lucro após o início da nova atuação. O empreendedor das ruas de Copacabana, que ficou famoso pela sua forma inusitada de comandar seu negócio de água mineral, encoraja os empreendedores a pegarem essa visão para verem o sucesso do seu negócio.

Em 2019, Rick Chesther foi um dos palestrantes na última noite da Semana do Sebrae de Capacitação, em Salvador. 

Perfil do MEI

Atualmente, existem 11,3 milhões de microempreendedores individuais em atividade no Brasil e ainda há muito espaço para crescimento. De acordo com o último Perfil do MEI, elaborado pelo Sebrae, 76% possuem o empreendedorismo como única fonte de renda e apenas 2% eram empreendedores formais antes de se tornar MEI. O estudo também revela que 51% dos MEI em atividade tinham carteira assinada antes de se formalizar e 12% era empreendedores informais.

Em 2020, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI, o maior número dos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal. Os setores de Comércio Varejista de Vestuário e Acessórios (180 mil); Promoção de Vendas (140 mil); Cabeleireiros, Manicure e Pedicure (131 mil); Fornecimento de Alimentos para Consumo Domiciliar (106 mil) e Obras de Alvenaria (105 mil) seguiram – a exemplo de 2019 – liderando o ranking de atividades com o maior número de MEI criados. 


COMPARTILHAR