Blog Tempo Presente

Sebrae inicia atividades do programa Cidade Empreendedora na região

Novo ciclo terá a participação dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Camacan, Canavieiras, Ibicaraí e Uruçuca

A unidade do Sebrae em Ilhéus deu início aos trabalhos do programa Cidade Empreendedora junto aos municípios da região Sul da Bahia com os municípios de Ilhéus, Itabuna, Camacan, Canavieiras, Ibicaraí e Uruçuca. Foram realizadas as primeiras reuniões para a formação do comitê gestor municipal que irá coordenar os trabalhos relacionados aos eixos do Programa Educação Empreendedora, Desburocratização e Simplificação de Processos, Compras Públicas, Gestão Municipal, Inovação e Sustentabilidade e a Rede de Atores de Desenvolvimento.

Reunião de assinatura do termo de adesão ao Cidade Empreendedora em Itabuna

O Cidade Empreendedora é um programa que oferece mais de 400 horas de consultoria especializada e tem o intuito de engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. O Comitê Gestor tem papel estratégico para a condução das ações. O grupo formado por gestores indicados pelo prefeito, tem a responsabilidade de criar um plano de ações e monitorar o programa e emitir relatórios mensais para o prefeito.

“Acreditamos que com as consultorias de suporte das trilhas será possível criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento econômico em cada um desses municípios. Isso fortalece e favorece os municípios, mas também contribui para a missão do Sebrae de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, destaca Michel Lima, gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, unidade responsável por atender a região Sul da Bahia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Vinícius Briglia, reconhece os avanços atingidos pelo município e espera que neste novo ciclo possa ampliar ainda mais as atividades e a base de setores envolvidos na prefeitura.

“Ilhéus tem se destacado, nos últimos anos, como cidade empreendedora pela mudança de cultura e, antes de tudo, por entender que o empreendedorismo é uma forma de distribuição de riqueza”, acrescenta o secretário.

Dentro os objetivos do programa estão a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal, desenvolvimento de lideranças empreendedoras locais, colocar a educação empreendedora nas escolas, simplificar os trâmites de abertura, alteração e baixa de empresas. Além de qualificar a atuação das Salas do Empreendedor, ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras do governo, apoiar o ingresso da agricultura familiar na merenda escolar, dentre outros.


COMPARTILHAR