A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CHIDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), em parceria com o Banco de Sangue e Fundação Centro de Estudos Professor Edgar Santos (FUNCEPES), intensificou as ações para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância para doação de órgãos. A Campanha Setembro Verde (cor da esperança) é promovida nacionalmente pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (OBTO).
No sul da Bahia, o Setembro Verde é realizado pela Santa Casa de Itabuna, que também promove, paralelamente, ações para melhorar o estoque no Banco de Sangue. Além de conteúdos nas redes sociais da instituição, a campanha para esclarecer a população sobre a importância de ser um doador de órgão e de sangue, conta com palestras para agentes comunitários de saúde, mobilização nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes (mídia interna), bate-papo com familiares e sensibilização em escola.
Na terça-feira (13), educadores do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), da Rede Estadual de Educação, e Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (ATEHD), da Rede Municipal de Educação, que atuam com estudantes em tratamento no Centro de Hemodiálise da SCMI, se reuniram com a equipe técnica de saúde para discutir o fluxo estadual para inclusão na lista de espera para o transplante renal.