“Aprendi com a minha família valores que me conduziram até aqui. E um deles foi a humildade, o pé no chão. Vamos seguir trabalhando muito e quem tiver perna para me acompanhar me siga”, afirmou o governador Rui Costa na Convenção da Vitória, que confirmou sua candidatura à reeleição pelo PT neste sábado (4), no Parque de Exposições de Salvador. Mais de 30 mil pessoas participaram do ato, que também oficializou os quatro pré-candidatos da chapa Mais Trabalho por Toda a Bahia, composta também pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).
“Vamos seguir levando saúde para o interior da Bahia e apostando na educação como instrumento de transformação da vida humana. Por isso, vamos planejar um programa de Governo audacioso, ousado, para a área da educação, com a construção de 600 quadras cobertas nas escolas e o funcionamento em tempo integral, dando um salto de qualidade ainda maior”, acrescentou o governador na entrevista concedida à imprensa.
Carta de Lula
Durante a convenção, uma carta enviada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos baianos foi lida pelo cantor Lazzo Matumbi. No texto, Lula enfatiza que a convenção liderada pelo candidato ao governo da Bahia, Rui Costa, reafirma a democracia e a esperança por um Brasil e uma Bahia mais felizes. “É muito gratificante saber que estamos diante de uma Convenção para reafirmar a grandeza de um governo de excelência. Uma convenção que acena para a continuidade de um projeto grandioso que transformou a vida do povo baiano, que promoveu o desenvolvimento com inclusão produtiva e justiça social. Continuemos na luta! Vamos disputar o nosso Projeto!”, diz a carta.
Composição das chapas proporcionais
O nome da chapa majoritária, “Mais Trabalho Por Toda a Bahia” também foi oficializado durante o ato de hoje. Além de PT, PSD, PP, PC do B, PSB, PR e PRP, que possuem representantes na chapa majoritária, também formam a coligação principal PDT, Podemos, Avante, PMB, PTC, PMN e Pros, totalizando 14 partidos. A base de Rui Costa vai se organizar da seguinte maneira na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados:
Coligações de deputados estaduais
– Chapão: PT, PSB, PSD, PP, PR, PDT, PRP, PMB, Podemos, Avante e Pros
– Chapinha: PTC e PMN
– PC do B sai sozinho na disputa estadual
Coligações de deputados federais
Chapa 1: PT, PSB, PSD, PC do B, Avante, Podemos, PR, PP
Chapa 2: PDT e PROS
Chapa 3: PTC, PMN, PRP e PMB