Com intuito de reconhecer e incentivar práticas sociais e ambientais desenvolvidas ao redor do País, o governo federal lançou em 2005 o prêmio ODM (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio).
Os oito objetivos são: reduzir a pobreza, atingir o ensino básico universal, igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/ Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Após cinco edições de sucesso, o prêmio fechou o seu ciclo, mas suas sementes plantadas ainda dão frutos, a partir de projetos que continuam a todo vapor.
Nas cinco edições do Prêmio ODM Brasil, foram inscritas 6.187 práticas, das quais 117 foram premiadas e divulgadas como referências.
O Ipea, em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), participou de todo o processo dessa premiação e respondeu pela coordenação técnica do prêmio durante esses anos.
Para fechar com chave de ouro o ciclo do ODM Brasil, a socióloga e pesquisadora do Ipea Anna Peliano produziu estudo que resultou em um relatório sobre o balanço das premiações ODM Brasil e o impacto da iniciativa. A realização contou com o importante apoio e participação da Secretaria Geral da Presidência da República.
Leia Mais no Ipea aqui.