Blog Tempo Presente

Reitora da UFSB cumpre agenda em Brasília em busca de apoio para as ações afirmativas para pessoas em privação de liberdade

Na manhã do dia 25 de setembro, a representação da UFSB foi recebida pela chefe da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Letícia Cesarino. Na ocasião, além da apresentação da minuta da Nota Técnica que está sendo elaborada pela CPD/PROAF, com previsão de publicação para o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi apresentado à equipe do Ministério um pedido de articulação política. O objetivo é fazer avançar as normativas ligadas à Educação Prisional, elaboradas no âmbito do Conselho Nacional de Educação, visando ampliar as previsões de acesso à educação superior nos espaços prisionais. Com isso, espera-se que ações como a da UFSB tenham maiores garantias, sem depender apenas de apoios isolados de algumas unidades prisionais.

A equipe do MDHC também se comprometeu a incluir nas discussões acerca do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos a experiência da UFSB, de modo a promover mais sensibilização da importância da educação superior nas políticas de direitos humanos para as pessoas encarceradas.


COMPARTILHAR