Blog Tempo Presente

Reforma e ampliação de mercados municipais em Saúde e Serrolândia impulsionam agricultura familiar e economia local

Reforma e ampliação de mercados municipais em Saúde e Serrolândia impulsionam agricultura familiar e economia local - Repórter HojeAs populações dos municípios de Saúde e Serrolândia, localizados no território de identidade Piemonte da Diamantina celebraram, nesta ultima sexta-feira (12/04), a entrega da reforma e ampliação dos mercados municipais, durante eventos que contaram com a participação de representantes do Governo do Estado e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A ação é do Governo do Estado, executada por meio da CAR, em parceria com as prefeituras municipais. O objetivo é garantir a infraestrutura necessária e espaços adequados, para impulsionar a comercialização local e regional, especialmente da agricultura familiar, levando mais conforto a feirantes, comerciantes e consumidores, de forma segura e higiênica.

Os projetos contaram com a reforma dos boxes, da praça de alimentação do mercado, e construção dos banheiros, na cobertura da parte externa do mercado, além de todas as instalações hidrossanitárias e elétricas, entre outras iniciativas.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que além da entrega dos Mercados, essa é a oportunidade de encontrar comunidades atendidas por meio dos projetos da CAR. “A nossa turma da comunidade Grota das Oliveiras é atendida por meio do Pró-Semiárido e lá temos uma grande integração de políticas públicas. A comunidade teve investimentos na base de produção e na agregação de valor à produção de frutas, em uma cozinha industrial, que já está em funcionamento e, aqui, no mercado municipal, que está sendo entregue hoje, os produtos estão sendo comercializados. Seguimos com a qualificação da base de produção, agregação de valor e apoio à comercialização dessa produção”.

Maria Lima da Silva, moradora de Serrolândia, comemorou a entrega do novo Mercado Municipal. “Fiquei muito feliz de ver essa obra acontecer. Eu estava aflita, não sabia mais onde fazer minha feira e eu acho que todos os moradores de Serrolândia ficaram satisfeitos com essa obra realizada. Eu me sinto muito grata por tudo isso e acho que todos os moradores das cidades circunvizinhas que frequentam aqui, colocando suas barracas, vendendo suas coisas, vão ficar todo mundo satisfeitos”.

A feirante de Saúde, Vanuzia Maia, ressaltou o quanto o novo espaço trouxe melhorias tanto para quem comercializa quanto para quem compra os produtos. “Antes, eu ficava embaixo de uma barraca coberta com uma lona. Hoje, ficou muito aconchegante, não só para mim, mas para todos os clientes que chegam”. Ela observou ainda que é importante também para dar oportunidade aos produtores locais e regionais, que contam com esse espaço para comercializar seus produtos como o doce de banana, o óleo de licuri, a banana de café e a melancia.

Adilson Miranda, comerciante de Saúde, que é cliente assíduo do mercado, salientou que agora o ambiente de comercialização de produtos ficou excelente. “Um ambiente amplo, coberto, que antes era ao ar livre, em que a população saudense só tem a agradecer, pela oportunidade e organização. Tudo perfeito: iluminação, divisão de barracas, com cada uma no seu ambiente”.

Patrícia Silva, que foi contemplada com um box na praça de alimentação do mercado de Saúde, comemorou a oportunidade e as melhorias feitas. “Antes, a gente trabalhava do lado de fora e era tudo misturado. Hoje, temos uma estrutura melhor para trabalhar, com mesas e cadeiras e fornecemos alimento no café e almoço e alguns até no jantar. A reforma foi maravilhosa para a gente aqui, especialmente para várias pessoas que não tinham do que viver”.

Saúde
Em Saúde, também está em execução um projeto de apoio à mecanização rural para limpeza e requalificação de aguadas. Foi autorizada ainda a construção de uma unidade de beneficiamento de mandioca e um mercado de carne para a sede do município.

Serrolândia
Em Serrolândia, onde foram entregues, inicialmente, mais de 60 barracas de feira livre padronizadas, foi autorizado ainda o início da execução das obras de implantação de uma unidade de beneficiamento de mel, que atenderá apicultores e apicultoras do município. Também em Serrolândia mais um mercado está sendo reformado, no distrito de Maracujá. Fotos: Marta Medeiros/CAR


COMPARTILHAR