Blog Tempo Presente

Ranking sobre eficiência na gestão dos municípios brasileiros

Rankin_municipiosDa Folha

Três entre cada quatro municípios do Brasil (76%) não são eficientes no uso dos recursos disponíveis para as áreas básicas de saúde, educação e saneamento, segundo os critérios e análises dos resultados do REM-F.

Em termos de atividade econômica, são mais eficazes na gestão as cidades onde predominam os serviços e a indústria. As menos eficientes dependem mais da agricultura ou da própria administração municipal.

Colocando-se os 5.281 municípios da base do REM-F em uma escala de 0 (ineficiente) a 1 (eficiência máxima), 5% deles ficam no intervalo de 0 a 0,3, 71% ficam entre 0,3 e 0,5, e 24%, entre 0,5 e 1 (ver quadro).

Leia sobre o Ranking na Folha aqui.

ibiIbicaraí é o 64ª  no ranking

Ibicaraí está entre as cidades mais eficientes do país em utilização de recursos públicos, diz ranking organizado pelo jornal Folha de S. Paulo, que comparou os mais de 5 mil municípios brasileiros e que foi divulgado neste sábado (27).

O resultado mostrou que Ibicaraí está bem colocado no ranking, entre os 64 municípios brasileiros mais eficientes na utilização de recursos para atender à população com serviços de responsabilidade das prefeituras.

Na Bahia, Ibicaraí é o terceiro município mais eficiente, atrás apenas de Barro Preto(11º) e Salinas de Margarida. Além de ser o primeiro do estado, Barro Preto é 11o. mais eficiente do país. Eficiência no estudo não quer dizer que o município vive uma situação confortável, mas que o poder público local consegue entregar mais serviços com a quantidade de recursos que tem à disposição. Ou seja, o município consegue fazer mais gastando menos.

 


COMPARTILHAR