Blog Tempo Presente

Rainha Elizabeth 2ª faz 70 anos de reinado

A jovem princesa Elizabeth (direita) com sua irmã Margaret e seus pais, quando eles eram duque e duquesa de York — Foto: Universal History Archive/Getty Images

Do G1

Costuma-se dizer que a rainha Elizabeth 2ª viveu a primeira década de sua vida com pouca expectativa de seu destino. Ela era uma criança despreocupada, aparentemente, que passava o tempo brincando com seus cavalos e cachorros, livre da sombra do que estava por vir.

Este domingo marca o 70º aniversário de sua coroação. A jovem princesa Elizabeth tem sido comparada à atual princesa Beatrice — filha do segundo duque de York (“Bertie” em 1926, príncipe Andrew hoje), e, portanto, distante de qualquer perspectiva séria herdar a coroa britânica, quanto mais reinar sobre os cerca de 500 milhões de habitantes do que era então conhecido como a Comunidade Britânica e Império.

Dezembro de 1936 tornou-se o dramático ponto de virada neste cenário quando seu tio David, o rei Edward 7º, surpreendeu o mundo e sua família ao abdicar do trono para se casar com Wallis Simpson, sua amante americana divorciada — jogando Elizabeth, de 10 anos de idade, na linha direta de sucessão.

Seu pai, o príncipe Albert, assumiu o título de rei George 6º, e Elizabeth virou sua herdeira imediata — a primeira da linha de sucessão.

Mas a jovem princesa estava realmente tão despreparada?

“Papai vai ser rei”, Elizabeth informou a sua irmã Margaret Rose, de seis anos, naquele dia de dezembro, explicando a repentina festa da multidão que se reunia do lado de fora de sua casa em Piccadilly.

“Isso significa que você vai ser rainha?”, perguntou Margaret.

“Sim”, respondeu Elizabeth friamente. “Suponho que sim.”

“Coitadinha de você!”, respondeu sua irmã mais nova com humor ao relatar o incidente a Elizabeth Longford no início de 1980.

Mas Margaret optou por omitir a piada quando recontou a história duas décadas depois ao historiador Ben Pimlott. Concentrou-se em como a nova herdeira parecia pouco inclinada a brincar sobre o assunto. “Ela não mencionou isso de novo”, disse a princesa a Pimlott.


COMPARTILHAR