Blog Tempo Presente

Programação do Novembro Negro em Itabuna

Programação Novembro Negro 2016 1O próximo domingo (20 de novembro) é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data marca a morte de um maiores heróis nacionais do Brasil, Zumbi dos Palmares, que morreu lutando contra a escravidão dos negros. Para comemorar a data, organizações da sociedade civil, juntamente com o Coletivo das Entidades Negras de Itabuna iniciam, nesta quarta-feira (16), uma vasta programação cultural que seguirá até o domingo (20).

A programação tem o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação e também da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).  O movimento terá início logo mais às 19h, no Espaço Mário Gusmão, na Praça Laura Conceição, com a Noite do Tambor (apresentações culturais).

Diversas entidades tradicionais de matriz africana, grupos culturais e artistas foram convidados: Ilê Axé Oyá Funkê, Ilê Axê Ijexá, Ilê Axê Iya Omi, Ilê Axê Odara, Grupo Afro Encantarte, Ilê Axê Osumamaré Iyewa, Grupo de Capoeira Celeiro de Bamba, Movimento Negro Unificado (MNU), Banda Colheita Viva e Selma Aguiar. Segundo Lula Dantas, um dos organizadores, “a programação é fruto de construção coletiva, a partir das demandas de cada uma das entidades com o desejo de celebrar a memória de Zumbi dos Palmares e de discutir as questões relativas à igualdade racial”, disse o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI).

Entre os dias 17 e 19, ainda no Espaço Mário Gusmão, acontecerá a Feira de Artesanato, promovida pela Associação dos Artesãos de Itabuna (Aiart). No Foyer Cultural da FICC acontece a 1ª Mostra Fotográfica do Ponto de Cultura da Associação do Culto Afro Itabunense (ACAI / Projeto Cultura em Ação), sempre das 10h e 17h. Ainda.

Também o Fórum de Agentes e Gestores Culturais do Litoral Sul (FAEGSUL), promoverá nesta quinta-feira (17) às 9h, no Espaço Mário Gusmão, uma reunião ordinária que discutirá o tema “Gestão Cultural e Ações Afirmativas”, com exposição do professor Ricardo Dantas. Às 14h, acontece no Centro de Cultura Adonias Filho, a Mostra Audiovisual Cineclubista, com exibição de filmes.

 


COMPARTILHAR