Blog Tempo Presente

Presidente da Juceb aposta nas inovações para otimizar o setor empresarial

Honey Wense, Ronaldo Abude e Antonio CarlosDurante a visita à sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI nesta segunda-feira, 7, o presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia – Juceb, Antonio Carlos Tramm, apresentou aos empresários e contabilistas, o Programa de Inovação e Simplificação do Registro Mercantil.

A iniciativa contempla ações para a informatização total do processo de registro empresarial com o objetivo de reduzir o tempo para a constituição e legalização de empresas na Bahia. “Até o final do ano [2016], a ideia é informatizar todo o sistema, e permitir que os processos sejam totalmente digitalizados. Então, uma empresa com sede em qualquer lugar vai poder mandar alteração contratual ou um contrato novo, devidamente digitalizado e com as assinaturas digitalizadas”, explicou Tramm.

Ainda faz parte do programa da Juceb, a melhoria na qualidade de atendimento dos profissionais; a sincronização dos serviços prestados pela Junta Comercial, em parceria com: Governo Federal, Prefeitura e Governo Estadual; o resgate da história da entidade, com a restauração de livros e documentos de registros; e, por fim, o Projeto Juceb em dados, no qual tem o objetivo de melhorar os cruzamentos e filtros de números disponibilizados pelo processo de registro mercantil.

Auditório da ACI com a presença de empresários e contadoresAs informações foram debatidas pelos profissionais do setor contábil, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e acrescentar mais conhecimentos sobre o novo sistema. O presidente do Sindicato dos Contabilistas do Sul da Bahia, José Oliveira Filho revelou que a vinda do presidente da Juceb foi válida, pois trouxe esclarecimentos para alguns problemas mais comuns entre os contadores, a exemplo do tempo de abertura de uma empresa.

De acordo com o presidente da ACI, Ronaldo Abude, é a primeira vez que a entidade recebe a visita de um presidente da Junta Comercial da Bahia. “Essa foi uma oportunidade única para empresários e contabilistas se atualizarem quanto aos processos de registro empresarial. Essa reunião serviu também para prestar contas desses serviços aqui na Associação Comercial de Itabuna que agora são entregues em média em 24 horas. Essa celeridade se deu em função de mudanças nos processos e pelo trabalho da equipe nova à frente do escritório de Itabuna”.(Por Viviane Cabral)


COMPARTILHAR