Blog Tempo Presente

Prefeitura de Itacaré realiza formação para profissionais da navegação

A Prefeitura de Itacaré, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou no auditório do Ecoporan Hotel, a cerimônia de entrega das 35 carteiras do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e das 40 carteiras do Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP).

Os cursos tiveram como público-alvo funcionários de diversas secretarias, pessoas da sociedade civil, pessoas ligadas ao turismo, além dos associados da APINI (Associação dos Piloteiros Náuticos de Itacaré) que realizam passeios e transporte de passageiros pelo Rio de Contas.

O secretário de governo, afirmou que fortalecer a formação dos profissionais da área de navegação é fundamental para Itacaré. “É de extrema importância capacitar os participantes. É uma habilitação que dá segurança para o exercício da profissão. Estaremos sempre incentivando e buscando especializações para aqueles que vivem do turismo em nosso município”, afirmou Jarbas Júnior, secretário de governo, que já realizou pedido pra novos cursos em 2024.

O curso de Marinheiro Auxiliar de Convés teve como objetivo habilitar o aluno com as competências exigidas do Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e do Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) para as capacidades contidas nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários. Já o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros teve como objetivo capacitar os aquaviários para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

Para a capacitação, foram realizadas aulas teóricas e práticas. “A missão da Marinha do Brasil é prover a segurança da navegação. Por isso os cursos tiveram o propósito de oferecer capacitação e aperfeiçoamento com os profissionais das mais diversas áreas principalmente para quem já é marinheiro, buscando sempre manter um padrão de segurança, que é essencial para a integridade de quem está a bordo”.

O prefeito Antonio de Anizio declarou que a realização dos cursos foi essencial para a construção de novos conhecimentos. “Nosso objetivo é a busca constante por aperfeiçoamento e condições para que nossos profissionais estejam sempre qualificados para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia”, pontuou.

O presidente da APINI, Evilasio Rocha, destacou a excelente relação entre a Administração Municipal de Itacaré e a Marinha do Brasil. “É um fator muito importante para o nosso município, pois várias pessoas puderam, através do curso ofertado, se preparar para o exercício, já que a embarcação é o meio de transporte e também a fonte de renda para muitas famílias. Por isso, ter uma habilitação é essencial para trafegar com segurança”.


COMPARTILHAR