Blog Tempo Presente

Prefeitura de Itabuna realizou 120 atendimentos de saúde com mulheres em situação de rua

Cerca de 120 mulheres que vivem em situação ou são atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD), em Itabuna, foram beneficiadas durante a terça-feira, dia 25, pelo Projeto “Tarde de Cidadania para Mulheres em Situação de Rua”.

O programa de atendimento especializado foi realizado pelas secretarias municipais de Saúde, através do Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM), e de Promoção Social e Combate à Pobreza, por meio do Centro POP do Departamento de Média Complexidade.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância da continuidade deste trabalho que, neste primeiro momento, foi realizado em homenagem à passagem do Mês da Mulher.

“Este é um trabalho de extrema importância que é para garantir o atendimento integral a populações em situação de vulnerabilidade e desigualdade social”, frisou.

De acordo com a coordenadora do CAM, enfermeira Gabriela Carmo Brito, dos 120 atendimentos, nove foram de densitometria óssea; seis de USG Transvaginal; 20 exames laboratoriais; e 18 exames citopatológicos. Também foram realizadas 23 triagens para Pressão Arterial (PA) e Glicemia.

Ainda de acordo com a coordenadora do CAM, também foram realizadas 13 consultas com médico clínico geral, sete avaliações nutricionais, 15 testes rápidos para as ISTs e um para tuberculose, seis para hanseníase e um planejamento reprodutivo.


COMPARTILHAR