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Por que o aumento da rotatividade de vendedores nas empresas?

Por Flávia da Mata [email protected]

A alta rotatividade na área de vendas, sempre foi um assunto muito discutido no ambiente empresarial. Segundo pesquisas, há mais turnover nas vendas, do que em qualquer outro setor da empresa. Mas, porque isso acontece? A resposta é bem lógica e pode ter mais de uma opção:

  1. Um bom vendedor que tem um perfil dinâmico e está querendo sempre mais oportunidades e de olho no mercado de trabalho e onde ele pode crescer mais. Dessa forma, ele deixa empresas de forma muito fácil. Olhando pelo lado crítico, ele precisa tomar cuidado em não fazer carreira em lugar nenhum, é um procedimento que “queima” a imagem no currículo do vendedor, por mais bom que ele seja. A instabilidade não é boa característica para ninguém!
  2. O empresário pode estar querendo sempre outras opções e com isso, ao invés de motivar, começa a desmotivar o colaborador, realiza o processo demissional e está sempre buscando o “Vendedor ideal” no mercado. O lado crítico dessa opção é entender que, em algumas circunstâncias, é mais viável investir no potencial do colaborador que você já tem na equipe, do que ficar arriscando, com gastos infindáveis.

O mais desafiador dessa análise é entender, e pelo meu trabalho, eu já detectei muito isso, que vendas é uma questão de “Despertar a consciência”, esse processo não é uma tarefa fácil. Mas, empresário, aqui vai uma sugestão: “Quanto mais vendedor consciente da sua habilidade pessoal e da sua capacidade profissional ele tiver, mais sucesso ele terá na vida dele, e consequentemente, sua empresa cresce junto.”

Flávia da Mata é administradora, consultora empresarial e coach de carreira.


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