Blog Tempo Presente

Plenária final do 55º Congresso da UNE começa neste sábado

O 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) chegou na reta final. Após dois dias de mesas com convidados especiais e grupos de trabalho, 10 mil estudantes começam debates intensos para decidir os rumos da UNE para os próximos dois anos. Neste sábado (17) tem inicio a plénaria final, no Mineirinho, quando serão votados os textos que balizarão a nova gestão que será eleita no domingo (18).

Os textos se dividem em três eixos, conjuntura nacional e internacional, movimento estudantil e educação. Todas as diversas correntes ideológicas apresentam proposições que são votadas e aprovadas pelos estudantes. Além disso, serão apresentadas e aprovadas também moções sobre diversos temas.

NOVA GESTÃO

Já no domingo (18), ocorre a eleição da nova diretoria e presidência da UNE. Os movimentos que participam do 55º Congresso da UNE apresentam chapas e teses (http://www.une.org.br/noticias/conheca-o-caderno-de-teses-do-55o-congresso-da-une/) que são defendidos oralmente e votados pelos delegados (estudantes eleitos em suas universidades). Ao final da votação, a nova diretoria da UNE é composta de forma proporcional por todas as chapas participantes, de acordo com o número de votos obtidos. Isto significa que a direção da UNE é formada por diferentes tendências de pensamento e opiniões.


COMPARTILHAR