Blog Tempo Presente

Planejar a execução da reforma é essencial para evitar dor de cabeça

A colocação de armários e prateleiras é uma das etapas finais da execução do projeto - Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDEPassar por uma construção ou reforma de imóvel é algo que aterroriza muita gente: é sinônimo de barulho e sujeira. A experiência não precisa ser, no entanto, uma figuração em filme de terror, se algumas recomendações básicas forem seguidas.

“Quanto mais controle se tem de uma obra, mais condições existem de a pessoa não se decepcionar depois”, afirma a arquiteta Luciana Tomás, que elaborou os “10 passos para uma reforma perfeita”.

O projetista Anderson Roberto concorda: “É preciso ter um projeto que oriente o que será feito. Sem saber exatamente aonde se quer chegar, tem mais chance de desperdícios e erros”.

Ambos destacam a importância de um profissional de qualidade supervisionando a obra. “Muita gente tem habilidade e consegue fazer sozinha, mas eu não recomendo. Tem que comprar produtos, contratar serviços, saber onde procurar”, diz Anderson.

“O profissional vai saber olhar o layout [desenho] do ambiente e saber qual o melhor cenário, vai otimizar custos”, pontua o projetista.

Para escolher bem quem irá realizar a obra, Luciana recomenda buscar indicações de nomes consolidados no mercado, que já estejam acostumados a trabalhar com determinados fornecedores.

“Outra coisa é nunca pagar o valor todo ao fornecedor logo de cara. Se a empresa não for idônea, isso se torna um problema, porque o cliente já perdeu o poder”, ressalta.

Leia mais em A Tarde.


COMPARTILHAR