Blog Tempo Presente

Parceria visa fomentar o desenvolvimento sustentável da região

Coordenador da Amurc, Luciano Veiga, Prefeita de Barro Preto, Jaqueline Mota e Rosa Penzza, coordenadora do FórumA Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc firmou uma parceria com o Fórum de Diálogo da Região do Cacau para debater e pleitear ações que envolvem o Patrimônio Cultural, Ambiental e outras demandas sociais, em conjunto com as variadas instituições locais.

O Fórum do Diálogo do Cacau é uma Governança Corporativa que dialoga com instituições públicas e privadas, e de acordo com a coordenadora Rosa Penzza, ganhou uma nova vertente com ações de fomento ao patrimônio cultural e ambiental da região do cacau. Em parceria com a Amurc, o Fórum estará promovendo a restauração histórica da fazenda Mundo Novo, em Barro Preto.

“A ideia, junto com a Amurc é fomentar o município Barro Preto como destino de turismo. A ação pontual será com o artista plástico francês, Pascal Rochette, que entre os dias 12 e 19 de janeiro estará na região para pintar a Mata Cabruca e restaurar a primeira fazenda na região, como parte do projeto piloto do Programa de Turismo em fazendas de cacau”, destacou Rosa.

Além de promover o resgate histórico e cultural, a parceria visa ainda fomentar o diálogo entre as instituições na região, visando a construção de vetores para o desenvolvimento regional sustentável. “A parceria chega a um momento muito pertinente entre o município e a iniciativa privada, pois precisamos construir um olhar em conjunto para conseguir concretizar as ações”, declarou o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga.

O Fórum possui um protocolo de Desenvolvimento Econômico Sustentável assinado por instituições, como: Casa Civil do Estado, Procuradoria Geral da Justiça, Ministério Público, OAB, empresários, Secretária de Turismo do Estado, Veracel e Suzano Celulose.


COMPARTILHAR