Blog Tempo Presente

Parceria facilitará o gerenciamento do Plano de Educação nos municípios

Thaisa_Explica_Conviva
Técnicos municipais insere PME no portal Conviva(foto Josivaldo Dias)

Por Viviane Cabral | Amurc

Através de um convênio firmado entre Amurc, Instituto Natura e Constat Consultoria, secretários e técnicos municipais estão participando de uma oficina nesta quarta-feira, 3, na Unime – Itabuna, para o preenchimento de dados municipais do Plano Municipal de Educação (PME) na ferramenta eletrônica do Conviva. O projeto permitirá ao município, monitorar, cotidianamente, o andamento e a aplicação do Plano, a partir das metas e estratégias estabelecidas.

A oficina precede uma série de atendimentos individuais dos gestores da educação municipal, realizados pela equipe da Constat, na sede da Amurc, com o objetivo de impulsionar a criação e a regularização dos PMEs, tendo em vista que a Lei 13.005/2014 determina aos municípios estarem com os planos aprovados até o dia 25 de junho deste ano. Os trabalhos são coordenados por Thaisa Cavalcante da Constat.

101_7141
Sergio Luiz consultor da Constat

A partir da ferramenta do Conviva, o técnico/consultor da Constat, Sérgio Luiz Nascimento explica que o Plano deixa de ser um documento de “gaveta” e passa a ser verificado cotidianamente pela gestão. “Então, não somente o secretário, mas as pessoas por ele designado vão ter as condições de observar com imediata exatidão, em que pé está o andamento do Plano ou, o que pode ser feito para poder regularizar o andamento e atingir as metas e estratégias que foram traçadas”, explicou.

Ainda de acordo com Sérgio, assim que os Planos estiverem concluídos, com as metas e estratégias já estabelecidas, a próxima fase será de encaminhamento para o Poder Legislativo Municipal, onde os vereadores avaliarão e aprovarão, para, em seguida passar pela sanção do (a) prefeito (a).

Dentre os gestores educacionais presentes na oficina, a secretária de Educação de Itapetinga, Sibele Nery, revelou que o Plano Municipal da cidade já foi encaminhado a Câmara Municipal, está aguardando a aprovação. Da mesma forma avaliou a secretária de Educação do município de Igrapiúna, Aldair Souza, que segundo ela, o plano já foi apresentado aos vereadores e aguarda a aprovação da Câmara Municipal.

Para os profissionais que atuam na Educação Municipal no interior da Bahia, as oficinas de orientação e acompanhamento para a construção do PME tem sido uma grande oportunidade para o intercâmbio de experiências. “Essa parceria tem nos fortalecido e a convivência com os outros secretários, a troca de experiências tem sido muito importante para nós que estamos na Gestão Pública, na Educação, porque aprendemos uns com os outros”, destacou Aldair Souza.

 


COMPARTILHAR