Blog Tempo Presente

Ocupação no CEEP Itabuna mobiliza estudantes contra a PEC dos Gastos

ocupa-ceepOs alunos do Centro Estadual de Educação Profissional  em Biotecnologia e Saúde/CEEP Itabuna, inspirando-se nas diversas manifestações que estão acontecendo no país contra a PEC 241/55

, decidiram ocupar a escola desde o dia 31 de outubro. Os estudantes secundaristas ocupantes do CEEP possuem entre 16 e 19 anos e aproveitam a estadia na escola para discutir assuntos ligados à educação, sociologia e política, além de estarem trabalhando na restauração do patrimônio escolar, como a horta que estava abandonada.

“Além das rodas de conversas, recebemos palestras de alguns professores. Temos também atividades de confecção de cartazes, revitalização da horta e seções com filmes educativos. É uma série de atividades educativas e políticas”, declara Amanda Kelven, aluna do 3º ano do curso técnico de Nutrição.

Durante o dia os alunos permanecem em grupo, no turno da noite são separados em alojamentos de acordo com o gênero de cada um. Cada integrante possui uma fita de identificação que representa sua função no grupo, ou seja, coordenação, limpeza, ou outra atividade. O CEEP de Itabuna foi a primeira escola ocupada na Bahia, que segue com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA), também ocupados por tempo indeterminado.

Os alunos agradecem o apoio dos professores e dos  pais e pedem ajuda da sociedade para que doem alimentos, material de limpeza, higiene pessoal, e material de pintura.(blog do Thame)


COMPARTILHAR