Blog Tempo Presente

Novembro Azul atendeu mais de 1.200 homens em Ilhéus

Cerca de 1200 homens com idades a partir dos 40 anos foram atendidos pela Campanha Novembro Azul, executada em Ilhéus pela Secretaria de Saúde (Sesau), no período de 10 a 27 deste mês, com o objetivo de prevenir e diagnosticar o câncer de próstata e a diabetes. Segundo o titular da pasta, Antônio Ocké, 600 profissionais participaram do trabalho, incluindo médicos (clínicos e urologistas), terapeutas, vacinadores, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Além da prevenção ao câncer de próstata e também ao Diabetes Mellitus, a Campanha Novembro Azul ofereceu diversos outros serviços, como aferição de pressão arterial (PA), verificação de glicemia capilar, vacinação, testes rápidos de DST/AIDS, hepatites virais e distribuição de preservativos. Realizada nas unidades municipais sempre das 8 às 13 horas, a iniciativa também contou com a realização de três grandes mutirões: Terminal Urbano de Ilhéus, Central de Abastecimento do Malhado e Avenida Soares Lopes.

Na opinião da enfermeira Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica do Município, o objetivo da Sesau foi plenamente atingido. “Além de atendermos a um número significativo de pessoas neste mês de novembro, também ficamos felizes com o fortalecimento dos serviços prestados nas unidades municipais, que demonstraram para o público masculino que ele precisa cuidar melhor de sua saúde”, comenta, reforçando que, para isso, os postos se encontram equipados e preparados para recebê-lo.

Na última sexta, dia 27, o prefeito Jabes Ribeiro visitou os estandes do mutirão, na Avenida Soares Lopes. Na oportunidade, ressaltou a importância de o público masculino manter os cuidados com a saúde e parabenizou aqueles que deixaram o preconceito de lado para garantir uma boa saúde.

Bárbara cita uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde que defende uma visão integral dos homens. “O que o governo federal propõe é que o público masculino seja abordado não apenas no que tange à prevenção do câncer de próstata, mas também no que diz respeito a diabetes, a hipertensão e demais enfermidades. Ou seja, que passemos a ver a saúde dos homens como um todo”, avalia.


COMPARTILHAR