Com discussões estratégicas sobre ações colaborativas de interesse mútuo prosseguem as atividades dos reitores das universidades afiliadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em Missão Internacional nos países do Reino Unido. O grupo é coordenado pela reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e presidente da Abruem, Adélia Pinheiro
A missão é promovida pela Abruem em conjunto com o British Council, Centro Brasileiro Britânico, com o objetivo de conhecer seus cenários educacionais, científicos e culturais e estreitar laços entre as instituições brasileiras e as universidades da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda do Norte e do País de Gales, de forma que os estudantes universitários sejam beneficiados por intercâmbios e programas de bolsas.
Conforme a presidente da Abruem, reitora Adélia Pinheiro, “no terceiro dia os reitores brasileiros participaram de uma mesa de diálogos com autoridades das Universidades de Birmingham e Nottingham. instituições que atuam em conjunto em ações de internacionalização. Foram discutidas as possibilidades de parceria em mobilidade estudantil com a participação, a ser discutida, do Santander Universidades; a elaboração de propostas para serem operacionalizadas a partir de 2020.”
Na ocasião o Dr. James Wilkie, diretor do Serviço de Pesquisa e Inovação, apresentou a oportunidade de financiamento de propostas Brasil – Reino Unido, através do Global Challenge Found, com orçamento de 1,5 bilhão de libras, em áreas estratégicas definidas, sendo requisitos ações de inclusão social e econômica.
Na Universidade de Bristol, na cidade de mesmo nome, o grupo participou de uma mesa de conversação de duas horas. A Universidade está classificada entre as 40 melhores do mundo e entre as cinco melhores da Inglaterra. Tem 18 mil estudantes, dos quais 3.600 internacionais. A instituição apresenta como característica importante a grande relação com os problemas locais e a orientação de pesquisa para dar resposta é estar disponível para ações conjuntas.
Em Cardiff a comitiva foi recebida em jantar de trabalho com a presença de autoridades do Governo do País de Gales, do Conselho de Gales e de quatro diferentes Universidades: Swansea, Aberystwyth, Cardiff e Sul de Gales.