Blog Tempo Presente

Municípios do Sudoeste e Bacia do Jacuípe recebem milho para assegurar alimentação para rebanhos de agricultores familiares

Jornal O candeeiro | Municípios do Sudoeste e Bacia do Jacuípe recebem milho  para assegurar alimentação para rebanhos de agricultores familiaresO Governo do Estado segue com distribuição de sacas de milho para garantir alimentação animal para rebanhos caprinos, ovinos e bovinos de agricultores e agricultoras familiares. Nesta quinta-feira (22/02), foram entregues mais sacas de milho para municípios do Sudoeste e da Bacia do Jacuípe. A ação integra o Plano Estadual de Enfrentamento aos Efeitos da Seca.

A iniciativa é executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). No total, serão entregues 212 mil sacas de milho de 60 quilos para serem distribuídas entre 21.210 famílias agricultoras de municípios com Decreto de Emergência cadastradas no Plano Estadual de Enfrentamento aos Efeitos da Seca.

No Sudoeste estão sendo entregues 10.842 sacas de milho de 60 quilos para 24 municípios do território. Para o município de Poções estão sendo destinadas 600 sacas de milho. O secretário de Agricultura de Poções e coordenador do Colegial Territorial do Sudoeste Baiano, Jaimilson Moreira, ressaltou o olhar atento do governo estadual às dificuldades enfrentadas no período da última seca. “Hoje, nós vamos fazer essa entrega no nosso município, para os nossos agricultores, para que tenham melhores condições de manter seus animais e sua produtividade, porque passamos por um período de seca não esperada”.

Ezequiel Santos, secretário de Agricultura de Encruzilhada, expressou alegria por poder contar com essa ação. “Passamos por um grande período de seca e o os efeitos que ela deixou demora ainda um tempo para reconstruir, mas o Governo do Estado e a CAR assumiram um compromisso com a gente e estão cumprindo. Então, nós estamos muito felizes com essa ação”.

Estão sendo beneficiados com essa ação no território Sudoeste Baiano os municípios de Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

Entregas Bacia do Jacuípe

No território Bacia do Jacuípe foram entregues 11.788 sacas de 60 quilos, que irão beneficiar 2.059 famílias de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Capim Grosso, Mairi, Quixabeira, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre, Nova Fatima, Riachão do Jacuípe, Serra Preta, Pintadas e Ipirá. O evento de entrega aconteceu no município de Capim Grosso e contou com a participação de representantes da SDR, CAR, prefeituras municipais e sindicatos dos trabalhadores rurais.


COMPARTILHAR