Blog Tempo Presente

Mulheres empoderadas são protagonistas do Mês da Mulher no Hospital Materno Materno-Infantil

Rodas de conversa no Centro de Parto Normal (CPN) com gestantes e puérperas, terapias ocupacionais com as mães que aguardam os filhos receberem alta das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), um lindo acolhimento com entrega de flores promovido pelo Serviço Social e um debate tendo como convidadas mulheres empoderadas da região que contaram suas histórias de superação, defenderam o protagonismo feminino e o combate a todo tipo de violência contra a mulher, marcaram as comemorações do Mês da Mulher, no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, na última sexta-feira (08) à tarde. O HIMJS é uma obra do Governo da Bahia administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS).

“Resolvemos, desta feita, realizar um evento bem diversificado onde tivéssemos menos mulheres poderosas para termos mais mulheres empoderadas”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, enfermeira Ayalla Campos. Por isso, foi possível reunir na Recepção Principal do HMIJS, mulheres como a gari Silmara Arcanjo, que trabalha na limpeza pública de Itabuna mas que, com esforço, concluiu o curso técnico de Enfermagem e está em fase final do curso de instrumentação cirúrgica; com a líder de um assentamento rural, Ailana Reis, que conseguiu concluir o curso técnico de Agropecuária, graduou-se em Ciências Biológicas, fez pós-graduação e lidera um movimento composto, em sua grande maioria, por homens distribuídos em 40 família no Assentamento Vitória, em Ilhéus.

“Foi um momento histórico”, definiu a diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges. Essa mesma impressão tiveram os participantes da iniciativa que emocionou ao público presente. Depois de mais de duas horas de debate, foram distribuídos entre os participantes mudas de cactos, pelo simbolismo de ser uma planta resistente e adaptável, com espinhos, mas que gera flores, além de possuir um exterior forte e um interior belo com marcas da fortaleza e persistência.


COMPARTILHAR