Blog Tempo Presente

Missão de análise do Parceiros da Mata é realizada para alinhar últimos ajustes do Projeto

A melhor terra do mundo para plantar cacau - Agência de Notícias da  IndústriaEquipes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), além de consultores externos, encontram- se na capital baiana, até o dia 06 de outubro, em reuniões bilaterais temáticas para debater e encaminhar os detalhes para a finalização do desenho do novo projeto do Governo do Estado, Parceiros da Mata, que terá ações voltadas ao combate à fome e pobreza rural em municípios da Zona da Mata nos territórios de identidade Vale do Jiquiriçá, Médio Rio das Contas, Baixo Sul e Litoral Sul.

A abertura oficial da Missão aconteceu nesta terça-feira (26/09), na sede da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e contou com a presença do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro. Ele salientou os esforços do Governo da Bahia para acelerar os trâmites para início do Projeto.

“Há uma ebulição de expectativas em torno do Parceiros da Mata, após as visitas de campo nos quatro territórios de identidade. Já está tramitando na Assembleia Legislativa o autorizo para a tomada do empréstimo com o BID. Esperamos que até o fim desta Missão tenhamos tudo resolvido para acelerarmos as negociações junto ao Governo Federal, com um documento final do Projeto, e a equipe da CAR está à disposição para viabilizar isso”.

O empenho para assegurar o cumprimento do cronograma de desenho do Projeto foi compartilhado também pelos co-financiadores da ação. “Todo mundo está sentindo a urgência em avançar com o Parceiros da Mata. Nossa meta é sair daqui com quase todo o Projeto finalizado, com uma versão preliminar completa de todos os documentos”, destacou o especialista líder em Desenvolvimento Rural e Agricultura do BID no Brasil, Octávio Damiani. Ele salientou ainda a expectativa de que o Estado pressione e dê celeridade à tramitação junto ao Governo Federal.

Já o Oficial de Programas do Fida, Hardi Vieira, salientou a cooperação conjunta para acelerar a construção do Projeto. “Gostaria de destacar o empenho de toda a equipe, sobretudo porque não atuaremos numa região conhecida como era o Semiárido e isso requereu um maior empenho. Quero lembrar ainda, que a carta consulta do Parceiros da Mata ficou em primeiro lugar na avaliação da Cofiex”, disse Hardi, salientando o compromisso com a formatação do Projeto alinhado aos objetivos de assegurar uma ação efetiva de combate à pobreza junto às populações da Zona da Mata baiana.

Durante a programação, serão discutidos temas como Gestão e Administração, Monitoramento e Avaliação, Aquisições e Contratos, Saneamento Básico, Assistência Técnica, Fortalecimento de Redes, Entidades e Articulações; além das ações voltadas para jovens, mulheres, pessoas com deficiências e LGBTQIAPN+.

O Projeto

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica da Bahia – Projeto Parceiros da Mata – tem o objetivo de promover uma transformação produtiva sustentável que permita melhor qualidade de vida da população rural.

A ação, que terá investimentos de R$ 750 milhões, deve beneficiar 100 mil famílias de 77 municípios situados geograficamente na Zona da Mata dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiricá e Médio Rio das Contas, no Bioma da Mata Atlântica da Bahia.


COMPARTILHAR