Capoeira, roda de samba, pastel, café, açaí, acarajé, exposição de arte e fotografia, caipirinha, farinha de mandioca, chocolate, forró, coxinha, maracatu, artesanato, cerâmica, moda, cachaça, bossa nova. E muito mais. Definitivamente, a Bélgica jamais será a mesma após a passagem do Brasil Origem Week pela Grand Place, em Bruxelas. Mais de 15 mil pessoas entraram no casarão histórico, onde Karl Marx assinou o Manifesto Comunista, e conheceram um pouco da cultura e gostos do Brasil.
“O Brasil teve a sua melhor ação promocional na Bélgica de todos os tempos – com destaque para Bahia, numa avaliação da organização, mas atestado por membros da Embaixada do Brasil, Apex, empresários e participantes. Foram diversas atividades promovendo a cultura, o turismo, a gastronomia, marcas e produtos, com exposições, fóruns, workshops de capacitação e muita interação com os belgas, visitantes do mundo inteiro e brasileiros que vivem naquele país. É o mundo redescobrindo o melhor do Brasil, a começar pela Bahia. Isso nós ouvimos de todos: o maior evento do Brasil que a Bélgica já viu. A entrega superou todas as expectativas”, afirmou o idealizador do Brasil Origem Week, Marco Lessa, que confirmou o evento para a edição de 2025.
“Nós temos a convicção de que foi um grande passo nesse projeto de promoção do Brasil como destino para investimento, destino turístico, e promoção dos produtos, marcas e cultura brasileira. Eu acho que isso é o que a gente precisa fazer mais vezes e, com certeza, absoluta, está confirmadíssima a edição de 2025”.
Foram três dias de sorrisos na Grand Place. Uma parte de brasileiros reencontrando traços da sua cultura e outra por gente de todo o mundo conhecendo algo jamais visto. Japão, Estados Unidos, China, Gana, Inglaterra, Portugal, Holanda, França, Espanha, Argélia, Marrocos, entre muitas outras nações tiveram seu representante no Brasil Origem Week e muitos deles aproveitaram os sons e sabores dos estados de Bahia e Pará, além de outros 20 expositores representando várias partes do país. O evento fez girar mais de 250 mil euros em negócios, número que deve ser multiplicado com o fim de várias negociações ainda em curso.
O Brasil Origem Week volta no dia 29 de outubro, em Paris, e tem mais uma edição internacional em Madri, no dia 15 do mesmo mês.
O Brasil Origem Week Bélgica é uma idealização e realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21 e conta com o apoio dos governos de Bahia e Pará, além da Apex Brasil e da Embaixada do Brasil na Bélgica.