Blog Tempo Presente

Itagibá celebra avanços na agricultura familiar com novas entregas do Governo Estadual

Itagibá celebra avanços na agricultura familiar com novas entregas do  Governo Estadual - Repórter HojeA cidade de Itagibá está em festa com as entregas realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que prometem impulsionar, significativamente, a agricultura familiar local. Neste sábado (30/03), foram entregues um Mercado Municipal e uma Unidade de Beneficiamento de Leite, iniciativas que prometem transformar o cenário econômico da região.

Localizado no Distrito de Japomirim, o Mercado Municipal é um marco para a comunidade, oferecendo agora 11 boxes e 40 barracas de feira, que proporcionam um espaço organizado e propício para a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para Michele Cardoso dos Santos, frequentadora assídua da feira desde a infância, essa entrega representa a realização de um sonho. “É um presente para os comerciantes que trabalhavam sem estrutura nenhuma. Agora, temos um ambiente com estrutura e sanitários. A nossa comunidade hoje tem uma feira digna e não precisamos mais nos deslocar para comunidades vizinhas”.

A iniciativa visa impulsionar o comércio e a agricultura familiar local, oferecendo mais conforto e segurança aos feirantes, comerciantes e consumidores. Além disso, o ordenamento do espaço e a infraestrutura adequada garantem a comercialização dos produtos de forma segura e higiênica, beneficiando a população do município e de cidades vizinhas.

Edson Rocha Peixoto, que comercializa carne no local, destaca as melhorias significativas proporcionadas pela nova estrutura. “Antes, funcionávamos a céu aberto, com barracas de madeira inadequadas. Agora, estamos no paraíso. Os consumidores terão mais qualidade na compra dos alimentos. É uma melhoria para todos.”

Além do Mercado Municipal, a comunidade do Cedro também recebeu uma importante iniciativa a Unidade de Beneficiamento de Leite. Com capacidade de produção e processamento de até dois mil litros, com possibilidade de expansão para quatro mil litros processados, a unidade irá produzir queijo, iogurte, leite pasteurizado e bebida láctea para comercialização em todo o território. A unidade agregará valor ao produto, organizará a cadeia produtiva, promoverá a geração de trabalho e renda e melhorará a qualidade de vida dos envolvidos.

A ação visa fortalecer a agricultura familiar, oferecendo estruturas de produção e agroindustrialização, além de apoio em tecnologias para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos. Com isso, busca-se não apenas impulsionar a economia local, mas também melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de extrema pobreza.

Iago Sampaio Fonseca, agricultor e produtor de leite, expressa a importância da agroindústria para os produtores locais. “A agroindústria é gratificante para nós e traz uma alegria imensa, pois vai beneficiar não apenas os produtores, mas toda a população da região. Antes, tínhamos dificuldades com os preços ao vender o leite para atravessadores. Agora, com a agroindústria, podemos vender nosso produto diretamente para eles. Isso representa um grande incentivo para nós, pequenos produtores, que enfrentamos muitas dificuldades na área de leite. Esse incentivo nos dá forças para continuar.”

Outra agricultora e produtora de leite, Juscimara Aguiar dos Santos, destaca a mudança significativa proporcionada pela unidade de beneficiamento de leite. “Antes, entregávamos o leite aos atravessadores, o que trazia muitas incertezas. Um dia o preço era um, no outro dia era outro, e nunca tínhamos certeza do que receberíamos. Com a usina, agora temos segurança para onde nosso leite vai e quanto vamos receber por ele. Isso mudou muito, especialmente durante a seca, quando não tínhamos dinheiro para comprar ração devido à diminuição no valor do leite. Com a agroindústria, temos certeza do valor que receberemos e para onde nosso leite será direcionado. Isso vai proporcionar uma melhoria significativa na vida dos produtores”.


COMPARTILHAR