Blog Tempo Presente

Israel promete ajuda humanitária para civis que se deslocarem para o sul da Faixa de Gaza

Homem palestino ferido em ataques israelenses em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 17 de outubro de 2023 — Foto: Ibraheem Abu Mustafa/ReutersAs Forças de Defesa de Israel pediram para que os civis da Faixa de Gaza se direcionem para uma região conhecida como Al-Mawasi, onde será fornecida ajuda humanitária internacional. As informações foram divulgadas em um comunicado, nesta quarta-feira (18).

A área fica a cerca de 10 km da fronteira com o Egito, no sul da Faixa de Gaza. Segundo os militares israelenses, a ajuda será fornecida “conforme o necessário”.

Em um vídeo divulgado pelos militares de Israel, o coronel Elad Goren afirmou que a recomendação israelense tem como objetivo proteger os residentes da Faixa de Gaza.

O militar acusou o Hamas de estar impedindo que os civis deixem o norte da Faixa de Gaza para colocar em perigo os moradores da região.

No dia 12 de outubro, Israel já havia emitido uma ordem para que os moradores do norte de Gaza migrassem para o sul. Desde então, milhares de pessoas se deslocaram para Rafah e Khan Younis.

Enquanto isso, a poucos quilômetros dali, caminhões com ajuda humanitária aguardam no Egito. No entanto, ainda não há um acordo que permita que os veículos cruzem a fronteira com a Faixa de Gaza. (G1)


COMPARTILHAR