Blog Tempo Presente

Instituto Nossa Ilhéus visita instalações da CVR

Instituto Nossa Ilhéus visita instalações da CVR Costa do CacauA presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, visitou as instalações da CVR Costa do Cacau, localizada na Rodovia Jorge Amado (IIhéus-Itabuna). Ela foi recebida pelo diretor comercial Rodrigo Zaché e pelo gerente comercial Mauricio Ramos Sena.

Empreendedora social e ambientalista, Socorro Mendonça conheceu toda a estrutura do empreendimento, responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos de prefeituras e empresas privadas do Sul da Bahia, atendendo as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento. O projeto da CVR inclui a implantação de um Centro de Educação Ambiental, para a promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem da educação socioambiental.
Rodrigo Zaché destaca “a importância do terceiro setor e da sociedade civil organizada, na implementação e fiscalização das boas práticas socioambiental, no gerenciamento dos resíduos. Não é mais tolerável em pleno século XXI a prática de despejo de resíduos em lixões a céu aberto”.

O Instituto Nossa Ilhéus, fundado em 2012, é uma iniciativa da sociedade civil organizada que tem por objetivo fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social.

Maria do Socorro Mendonça ressalta que “o sentimento foi de surpresa e constatar que o fim dos lixões é possível de fato. Conhecer o empreendimento me tranquilizou e entendo que a solução está na iniciativa privada”, disse. Segundo ela, “o aterro sanitário do Itariri que atende aos municípios de Ilhéus e Uruçuca, até hoje não conseguiu ter uma gestão como existe na CVR. É hora dos municípios que não conseguiram em tantos anos ter um aterro e aqueles que mesmo tendo um aterro não conseguiram fazer a gestão, a exemplo de Ilhéus, cumprirem o prazo estabelecido para o fechamento dos mesmos e destinarem os resíduos domésticos para um aterro privado”.

A presidenta do Instituto Nossa Ilhéus, afirma ainda que “o município ganha transversalmente nas áreas : ambiental, saúde, social, econômica etc. O retorno é garantido principalmente com a melhoria da qualidade de vida da população”.


COMPARTILHAR