Blog Tempo Presente

Instituto Nossa Ilhéus apresenta ideia de aplicativo cívico na 3ª edição do Grow2Impact, em São Paulo

hackaproton-app-ini_nov2016De viagem marcada para São Paulo para mais uma etapa do programa Grow2Impact – uma metodologia desenvolvida pela Ashoka para capacitação de organizações sociais na construção de seus modelos de negócio social -, representantes do Instituto Nossa Ilhéus (INI) e de mais seis organizações irão apresentar como estão transformando suas ideias em produtos e serviços sustentáveis financeiramente e de grande impacto social.

Será possível acompanhar as apresentações da noite desta quarta-feira (15), às 19h30, na transmissão ao vivo no Facebook, na página: facebook.com/ashokabrasil.

A diretora presidente do INI, Maria do Socorro Mendonça, tem passado por um longo treinamento desde que se tornou uma das 379 empreendedoras sociais brasileiras da Ashoka, em 2015, sendo esta viagem uma das etapas deste processo. Para ela, tudo que aprendeu até aqui foi o despertar para entender que a transformação que sonha acontecerá a partir do saber ouvir a sociedade e, assim, encontrar o caminho que alinhará o sonho com a verdadeira necessidade da população, sempre usando a empatia.

“A transformação virá a partir da minha transformação no pensar e acreditar. Mudando, estarei mais preparada para ser agente de transformação”, explica ela, que, junto com o consultor, Gabriel Siqueira, vai apresentar a ideia de um aplicativo cívico que buscará impactar na melhoria dos serviços públicos em Ilhéus, por meio da participação popular.

Como parte do desenvolvimento da ideia do aplicativo foi realizado, em novembro passado, um Hackaprothon, uma metodologia criada pelo Eokoe/AppCívico que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares. A maratona para elaboração do protótipo do aplicativo do INI teve participação de Ariel Kogan (Open Knowledge Brasil/App Civico), Thiago Rondon (Eokoe/AppCívico), Fernanda Joris (Eokoe), Gianfrancesco Vizzotto (Eokoe/AppCívico), Fernando Tsukumo (Sua Vez), além dos representantes do Instituto, Socorro e Gabriel.


COMPARTILHAR