Blog Tempo Presente

Inovação na Advocacia Pública foi tema de seminário realizado em Salvador

Resultado de imagem para Inovação na Advocacia Pública foi tema de seminário realizado em Salvador"Procuradores de Estado e do Município estão reunidos em Salvador para debater, defender e assegurar importantes prerrogativas para a classe, o fortalecimento e os desafios da profissão. ”Além de discutirem a construção de cenários futuros da carreira e as modelagens de gestão, foi discutida também a interação comunicacional, que apresenta variações no ambiente organizacional de cada Estado da federação”, explicou a procuradora Cristiane Guimarães, presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), que realizou o “Seminário Advocacia Pública Inovadora”, no Novohotel (Rio Vermelho), em conjunto com outras entidades de classe.

Para o procurador Bruno Cunha Costa (BA), que abordou “as habilidades para a (nova) Advocacia Pública do Futuro”, é preciso entender inovação não somente do ponto de vista dos avanços tecnológicos, mas como uma forma de driblar a necessidade com criatividade.

Na mesma linha, a procuradora Cibele Andrade Pessoa de Freitas Titonel (BA) abordou o tema “Teletrabalho” e os seus impactos no exercício da Advocacia Pública, destacando os trabalhos em home office, coworking, em campo e remotos com apoio, até mesmo, de entidades transnacionais. Durante sua explanação, ela apresentou um estudo da Universidade Harward que detectou um aumento de 4,4% na produtividade em empresas públicas nos Estados Unidos e economia de bilhões de dólares em apenas um ano. Mais que isso, destacou a melhoria na qualidade de vida e de satisfação com a profissão, a diminuição de atestados e do absenteísmo, o aumento do tempo útil de trabalho sem desgastes com trânsito, o maior foco na concentração e melhor eficácia nos processos, a economia com gastos de manutenção de espaços físicos, além de benefícios ao meio-ambiente.

Ainda, durante o evento, foi lançado o Prêmio de Inovação Joselita Cardoso Leão, que prestou relevantes serviços à classe, na função de ex-presidente e secretária-geral da APEB, entre 1998 e 2003, e de procuradora-geral adjunta da PGE, com o objetivo de premiar as melhores ideias dos procuradores do Estado da Bahia. Segundo a presidente da APEB, Cristiane Guimarães, Joselita Leão criou uma verdadeira mudança de paradigma em sua época, injetando inovação nos diversos fluxos e processos, tendo seus ideais espalhados pelo Brasil e, até mesmo, pelo exterior.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da ANAPE, Cláudio Cairo, o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), Eduardo Hassan, e o diretor social da APMS, André Vacarezza, entre outros profissionais da advocacia pública.

O evento foi realizado pela APEB, em parceria com a Associação dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), a Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (ANAPE), a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


COMPARTILHAR