Blog Tempo Presente

Inovação foi tema de programação paralela da XXII Marcha do municípios

09042019 InovacaoInovação foi o tema do dia na sala 2 da programação paralela desta terça-feira, 9 de abril, da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Em um dos debates, os palestrantes trouxeram a temática sobre como inovar por meio da cooperação internacional.

A partir dessa pergunta, municipalistas presentes na sala 2 da programação paralela da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios puderam ouvir depoimentos de prefeitos e de órgãos internacionais sobre como acordos de cooperação internacional mudaram a perspectiva e a atuação dos Municípios.

O projeto mais votado no Prêmio Municiência 2017-2018, prefeito de Santa Clara do Sul (RS), Paulo Kohlrausch, ressaltou a importância da iniciativa, que conta com a parceria da União Europeia. “Esse prêmio serviu para inovarmos. Inovação, ao contrário do que pensam, é mais profunda e conceitual e requer mudança de cultura. E isso se faz através da troca de experiências. O prefeito não pode ficar preso no gabinete. O mundo acontece na rua e está mudando muito rápido”, citou.

Presente na plenária, a representante do serviço de instrumentos de política internacional regional da Delegação da União Europeia no Brasil, Lise Pate, apresentou um pouco do trabalho desenvolvido pelo órgão internacional. “Na cooperação internacional da União Europeia, a gente trabalha o conceito de inovação como uma maneira de racionalizar os recursos, um passo essencial, porque permite à cidade dar conta da realidade do trabalho e da situação geral, além de definir passos de atuação para alcançar melhorias”, disse.

A prefeitura do Município de Benedito Novo (SC) buscou parcerias internacionais para implementar melhorias municipais que resultaram em grandes avanços para o Município, como explica o prefeito Jean Michel Grundmann. “A primeira coisa que aconteceu foi que saímos da comodidade, da nossa zona de conforto, do nosso mundo e pensamos além. A gente pode aprender com Municípios desenvolvidos e pular etapas”, completou. (Fonte: CNM)

Veja tudo sobre a marcha.


COMPARTILHAR