Sete Hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia na Bahia estão unidas para o enfrentamento do agravamento da crise financeira no setor de saúde. Em movimento iniciado pelo Hospital Martagão Gesteira e Santas Casas de Nazaré, Valença e Cruz das Almas, a campanha SOS Saúde na Bahia está com ações de comunicação e de mobilização iniciadas ainda na primeira semana de julho.
Na última semana, além da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o movimento recebeu adesão das Santas Casas de Poções e Vitória da Conquista.
Na linha do que vem sendo intensamente apresentado pela Provedoria da Santa Casa de Itabuna, a campanha enfoca o subfinanciamento do SUS para diversos serviços estratégicos ofertados pelas instituições filantrópicas. Juntos, os sete hospitais somam cerca de 200 mil procedimentos/mês que deixarão de ser oferecidos caso as Unidades encerrem as atividades. Deste total, 66 mil atendimentos são realizados mensalmente na Santa Casa de Itabuna. Já a população de Nazaré, Valença e Vitória da Conquista, pode ver reduzidos 12 mil, 20 mil e 34 mil procedimentos mensais, respectivamente.