Blog Tempo Presente

Homenagens a ex-presidentes marcam aniversário de 116 anos da ACI

Homenagens a ex-presidentes marcam aniversário de 116 anos da ACICom a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, de secretários municipais, do presidente da Faceb, Clóvis Cedraz, de empresários e da imprensa local, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna celebrou os 116 anos de fundação na quarta-feira, 10. O ponto alto da festividade foram as homenagens prestadas aos últimos cinco ex-presidentes, que desempenharam papéis fundamentais para a trajetória de sucesso da entidade que defende o desenvolvimento econômico local.

A ACI foi fundada em 14 de junho de 1908, após uma forte mobilização dos empresários itabunenses contra a cobrança abusiva de impostos. É mais antiga do que a própria cidade de Itabuna, que completa 114 anos de emancipação no próximo dia 28 de julho. Desde a sua fundação, até os dias de hoje, a ACI tem sido um pilar de apoio para a comunidade empresarial e para a sociedade de Itabuna para a promoção de um ambiente econômico próspero.

O atual presidente Valdino Cunha destacou a diretoria da entidade, composta por homens e mulheres que tem dedicado parte do seu tempo para contribuir com o fortalecimento da classe empresarial. Ao mesmo tempo, reconheceu o grande legado de lideranças que estiveram à frente da ACI, a exemplo do empresário Silvio Roberto (Biênio 2005/2007), que teve a sua gestão marcada pela reforma do estatuto e a criação da nova marca da ACI.

Já o Dr. Eduardo Fontes Neto (Biênios 2009/2011 e 2011/2013) realizou a reforma do escritório da JUCEB e fez ajustes significativos nas contas da entidade. Um dos legados mais notáveis do ex-presidente Luiz Roberto Ribeiro (Biênio 2013/2015) foi a aprovação do voto aberto na câmara de vereadores. Um marco de transparência e democracia, reforçando a importância da participação e do engajamento cívico dentro e fora da ACI.

O ex-presidente Luiz Sérgio Neto Velanes (Biênios 2017/2019 e 2019/2021) foi fundamental para o retorno do programa Empreender, que apoia o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Além disso, ele criou a Câmara de Mediação e Arbitragem, promovendo a resolução de conflitos de forma justa e eficiente.

Mauro Luiz da Silva Ribeiro (Biênio 2021/2023) foi o presidente mais jovem da entidade. Durante sua gestão, ele foi responsável pela criação de eventos importantes como o Seminário da Mulher, o Encontro dos Empreendedores do Sul da Bahia e o evento do setor da construção. Além disso, ele implementou a sistematização de processos, aumentando a eficiência e a eficácia da ACI.

Reconhecimento

Dentre os homenageados, a entidade reconheceu o trabalho voluntário do empresário Júnior Carqueija, que ao longo de 20 anos tem dedicado um tempo para contribuir com o crescimento da ACI. Sua atuação como presidente por um período de seis meses no biênio 2017/2019 foi marcada pelo compromisso a causa empresarial.


COMPARTILHAR