Por Andreyver Lima | [email protected]
O tema na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itabuna, não poderia ser mais apaixonante: o estádio Fernando Gomes Oliveira, ou simplesmente Itabunão, estava no centro do debate. E não era para menos. O local, que é o palco dos jogos do Itabuna Esporte Clube, anda em péssimo estado de conservação e precisa urgentemente de reformas.
Os vereadores se mobilizaram em prol da reforma do estádio, em busca de uma solução que contemple tanto os esportistas e a cidade. O vereador Erasmo Ávila (PSD) afirmou que a obra é um anseio de todos e que tem informações que o deixam esperançoso quanto à sua aprovação. Gilson da Oficina (PL) propôs a formação de uma comissão para interceder pela reforma, enquanto Cosme Resolve (PMN) destacou a importância de investimentos de qualidade no esporte local.
Mas foi Ricardo Xavier (Cidadania) que chamou a atenção para a urgência da situação. Ele alertou que o estádio é fundamental para competições como a Copa do Brasil, a Série D do Brasileirão e a Pré-Copa do Nordeste 2024, e que a reforma havia sido prometida pelo então governador Rui Costa (PT). É o futuro do futebol da cidade que está em jogo.
No entanto, o vereador Diego Pitanga (PT) fez questão de destacar as obras inauguradas na região pelo ex-governador Rui Costa, do mesmo partido, e espera que o atual governador, Jerônimo Rodrigues, faça o mesmo. Ele cravou que desconhece um governo que tenha feito tanto pela região.
Enquanto os vereadores discutiam, a torcida do Itabuna Esporte Clube segue indignada com a demora na assinatura da ordem de serviço para reforma. Afinal os torcedores vibraram com as vitórias do time que foi destaque no Baianão 2023.
UMA JOGADA POLÍTICA
No centro do jogo, estão dois atacantes experientes na política, Davidson Magalhães, secretário da SETRE, em bola dividida com Alcântara, secretário de esportes de Itabuna, após praticamente descartar a possibilidade do governo do estado em fazer a reforma. Uma virada de jogo surpreendente.
Pichações nos muros do estádio cobrando a reforma também foram registradas pela Torcida Jovem Itabuna, que lamenta a demora na reforma da casa do time.
E é assim que o futebol também se faz presente na vida da cidade. Não apenas dentro de campo, mas também nas conversas de bares, discussões políticas e principalmente nas sessões da Câmara. O futebol é parte da cultura de Itabuna, é parte da sua história e da sua identidade.
Que a reforma do Itabunão possa ser autorizada em breve, para que a torcida do Itabuna Esporte Clube e todos os itabunenses possam continuar a viver sua paixão pelo futebol.
Andreyver Lima é jornalista.