Blog Tempo Presente

Funceb traz para Salvador a historiadora pernambucana Micheliny Verunschk

Resultado de imagem para Micheliny VerunschkA reabertura do projeto Escritas em Trânsito 2019 traz a célebre escritora Micheliny Verunschk, e sua forma de “Narrar – Oficina de Reflexão e Escrita”, de 11 a 13 de setembro, das 14h às 18h, no Teatro Castro Alves. A atividade é uma realização da Coordenação de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e oferece 30 vagas, com inscrições gratuitas que vão de 14 a 25 de agosto.

Com base em textos ficcionais do gênero conto, a oficina “Narrar – oficina de reflexão e escrita” tem como proposta analisar textos narrativos da literatura brasileira e internacional aliada ao exercício da escrita criativa com objetivo de formar e aproximar leitores e escritores. Trabalhos de Calvino, Elena Ferrante, Margaret Atwood e James Wood serão abordados na oficina.

Romancista, poeta, historiadora e professora, Micheliny Verunschk teve seu primeiro livro, “Geografia Íntima do Deserto”, indicado ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Em 2015, ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria estreante, com o livro “Nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida”.

Micheliny publicou também os livros “O observador e o Nada”, “A cartografia da noite”, “B de Bruxa: Bonnus bonnificarum”, “Aqui, no coração do inferno”, “O peso do coração de um homem” e “Maravilhas banais”; e tem trabalhos publicados na França, Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos.

Vagas

Visando ampliar a possibilidade de participação de artistas da palavra do interior do estado, o projeto Escritas em Trânsito, em 2017, reservou quatro vagas para artistas da palavra do interior; em 2018 foram reservadas seis vagas. Neste ano, das 30 vagas totais, 12 serão reservadas para pessoas do interior, priorizando duas de cada macroterritório. Para estes, a Funceb irá custear o transporte e fornecerá hospedagem no Pouso das Artes, no Pelourinho.


COMPARTILHAR