Blog Tempo Presente

Força-tarefa da Prefeitura de Ilhéus segue mobilizada para atender ocorrências causadas pelas chuvas

defesa civil; chuvasIlhéus, assim como outros municípios da região, foi atingido pelas fortes chuvas registradas na madrugada desta segunda-feira (20). Desde as primeiras horas, as equipes da Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros Civil, estão em campo para atender as ocorrências solicitadas pela população. A maioria dos chamados é referente a deslizamentos de terra, queda de muros e alagamentos.

Conforme a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), até o momento, 15 famílias residentes no bairro Nelson Costa precisaram deixar suas residências. A secretaria informa que realizou a visita domiciliar para levantamento das necessidades de cada família atingida e posterior entrega de doações.

A pasta esclarece que mesmo com a disponibilização do aluguel social, os moradores optaram por permanecer na casa de familiares e amigos. Os chamados também foram registrados nos bairros Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Hernani Sá e nos altos do Amparo e da Cascalheira. A Defesa Civil realiza visita técnica e colocação de lona nos pontos mais críticos.

Atendimento médico – A Secretaria de Saúde (Sesau) assegura atendimento de urgência e emergência na rede pública municipal, com assistência médica 24 horas na UPA da Esperança; COCI e no PA da Zona Sul, bem como através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

“Estamos enfrentando mais uma situação delicada no município, porém as nossas equipes estão mobilizadas e dando a resposta necessária para mitigar os danos. A nossa prioridade é salvar vidas. Então, são prestados atendimentos sociais e nas unidades de saúde, além de ações de prevenção em áreas de risco”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Acumulado de chuva

Conforme comunicado emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de precipitações pode atingir 84 milímetros até a próxima terça-feira (28).

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato através do número: (73) 97400-3521 (Defesa Civil).


COMPARTILHAR