Blog Tempo Presente

Festival Agroecológico movimenta Campo Alegre de Lourdes

Festival Agroecológico movimenta Campo Alegre de Lourdes | Companhia de  Desenvolvimento e Ação RegionalExposição e venda de produtos da agricultura familiar, apresentações artísticas e culturais e um Seminário sobre Políticas Públicas para a agricultura familiar fizeram parte da programação do I Festival Agroecológico que aconteceu na última sexta-feira (21), no município de Campo Alegre de Lourdes.

O seminário contou com a participação dos grupos que comercializam para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município e de autoridades políticas como Tiago Pereira, Coordenador do Programa Bahia Sem Fome do Governo do Estado e do Prefeito do Município, Enilson Marcelo. Em sua fala, Tiago Pereira, falou do compromisso do Governo da Bahia em realizar ações para impulsionar a produção de alimentos, o acesso à água e o combate à fome.

“O festival foi organizado para ser mais um espaço de luta pela preservação ambiental e afirmação da agroecologia como um sistema produtivo capaz de produzir alimento de boa qualidade aliado a preservação ambiental, justiça social e geração de renda”, destacou o técnico em desenvolvimento social e produtivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) que atua no Projeto Pró-Semiárido, Ângelo Neri.

À noite, no centro da cidade, aconteceu exposição e venda de produtos agroecológicos, na quinta edição da Feira Festiva do município, concurso de quadrilhas, roda de São Gonçalo, roda de capoeira, apresentações culturais dos alunos da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS). Houve ainda concurso com premiação para os três primeiros colocados nas categorias: bolo mais saboroso feito com produtos agroecológicos, maior raiz de mandioca, maior cacho de banana, maior abóbora, poesia de cordel e barraca mais organizada.

O festival foi realizado pelo Fórum de Entidades Populares, Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), pela CAR por meio do Projeto Pró-Semiárido e outras entidades não-governamentais e populares do município e contou com a parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia, executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Fotos: Adão José


COMPARTILHAR