Blog Tempo Presente

Feira Saúde Mais Perto leva exames e imunização para Banzaê

Saúde Mais Perto leva exames e imunização para Banzaê - Bahia Pra VocêDo “alto” dos seus 4 anos, o pequeno Emerson contrariou o usual das crianças. Nada de choro ao tirar sangue no laboratório montado durante a Feira Saúde Mais Perto em Banzaê, a 330km de Salvador. Sentado no colo da mãe, a lavradora Iranice Santos, 46, ele tranquilamente viu o sangue sendo coletado para um dos tubos.

“Tava precisando, e muito, dessa Feira. Resolvi todos os meus problemas. Fiz hemograma, transvaginal, ECG (eletrocardiograma) e ultrassonografia de abdômen total. Só tô agora esperando o resultado para ver se está tudo bem”, contou Iranice.

Junto com ela, centenas de pessoas foram até a Praça de Eventos Valmir Matos para aproveitar os serviços gratuitos oferecidos na Feira, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. A edição em Banzaê, a terceira de 2024, fica no município até domingo (25), das 8h às 17h. Lá, a população tem acesso gratuito a exames de Ultrassonografia (Mama, Transvaginal, Abdômen Total, Tireoide, Vias urinárias, Próstata via abdominal e partes moles), Raio-X do tórax, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais, além de imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.

“O projeto fez um enorme sucesso em 2023, em 27 edições por todo o Estado. Foram mais de 350 mil atendimentos. E esse sucesso todo nos fez ampliar a Feira Saúde Mais Perto neste ano”, afirma a secretária da Saúde, Roberta Santana. Neste ano, a previsão é que 40 feiras sejam realizadas. “Essa iniciativa tem trazido excelentes resultados porque atinge de vez demandas reprimidas de diversos serviços de saúde e ainda evita o deslocamento da população para centros maiores, contribuindo para nosso processo de regionalização da assistência à saúde na Bahia”, complementa.

Feliz da vida, o lavrador José Domingos de Araújo, 45, aguardava a vez de realizar um ECG. “Vamos ver se o coração tá bom. Não tô sentindo nada diferente, mas é bom fazer, ainda mais de graça. Se fosse pagar, era mais de R$ 200”, celebra. A atendente Eugênia Andrade, 47, aproveitou a gratuidade para fazer cinco exames de imagem. “Tá maravilhoso. Já peguei o resultado de todos, falta só do eletro”, revelou.

Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar RG, cartão do SUS e também de solicitação médica, no caso dos exames. “Nossa previsão é de 4.600 atendimentos nesses dois dias em Banzaê, sempre com qualidade, cuidado e carinho com nossa população”, afirma Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.


COMPARTILHAR