Famílias indígenas de Ilhéus passam a comercializar produtos em mercado institucional

SDR_japu_rosembergue
Na SDR durante assinatura do convênio entre SDR e PA São Jorge ll de Uruçuca

Famílias indígenas das Aldeias Tupinambá do Acuipe de Cima, Acuipe de Baixo, Acuipe do Meio 1 e 2, Rio do Mamão e Maruim, do município de Ilhéus foram beneficiados com a inserção no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com os governos estaduais e municipais.

A ação é realizada por meio de uma parceria entre a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) o Serviço de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), do Território de Identidade Litoral Sul, o Instituto Cátedra e a Secretaria de Agricultura e Pesca do município de Ilhéus.

De acordo com o cacique Alicio Amaral, da Aldeia Tupinambá do Acuipe de Cima, “os indígenas estão muito contentes com o trabalho desenvolvido para os povos e comunidades tradicionais, porque trará mais renda e, consequentemente, mais produção”.

Os produtos comprados, semanalmente, beneficiam creches, igrejas, abrigos, centros de recuperação e outras instituições socioassistenciais. Para Marcos Vinícios, coordenador da Bahiater, do SETAF Litoral Sul “é extremamente gratificante sentir que as parcerias e ações conjuntas estão fluindo em frutos positivos. Parabenizamos o Instituto Cátedra pela execução da chamada pública de assistência técnica e extensão rural (ATER) para povos e comunidades tradicionais e a Secretaria de Agricultura e Pesca de Ilhéus, sempre inovando e construindo uma agricultura familiar, exemplo para nosso território, na inserção dos povos e comunidades tradicionais”.

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, de Ilhéus, Sebastião Vivas, “os recursos saltaram para R$ 1,4 milhão em 2016, contabilizando 337 agricultores, pescadores, e comunidades tradicionais favorecidos, sendo que, na revisão da proposta deste ano, estão inclusas 140 novas Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s) indígenas, no Programa PAA”.

Uruçuca

Durante agenda ontem(15),  na Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR em Salvador foi  assinado o convênio pela  CAR/SDR para fazer a rede de distribuição de água da Associação do PA São Jorge ll  do município de Uruçuca. A iniciativa  beneficiará 25 famílias.

Participou da solenidade o Secretário Jerônimo Rodrigues da SDR,   o Deputado Estadual Rosemberg Pinto, o coordenador do SETAF Litoral Sul Marcos Vinícius e o presidente da associação Vicente Paulo .


Comentários