Blog Tempo Presente

Experiência da Bahia é referência para 1ª Feira da Agricultura Familiar do Nordeste em Natal

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que teve grande sucesso e repercussão, na sua 12ª edição em dezembro passado, já se tornou referência no Nordeste na organização de eventos voltados ao incentivo à comercialização dos produtos da agricultura familiar. 

Por isso, nesta semana, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Dias, participou, em Natal, capital do Rio Grande do Norte (RN), de reunião com secretários e técnicos da agricultura familiar do Nordeste, para expor os conhecimentos e aprendizados obtidos nos 12 anos de realização da feira baiana. 

“Tivemos a oportunidade de trazer os ensinamentos que nós cultivamos durante os 12 anos da nossa Feira na Bahia. Todos os aprendizados, todos os desafios, tanto do ponto de vista burocrático, para cumprir todas as tarefas, quanto de organizar e planejar toda a Feira, com os patrocinadores, com as cooperativas e associações, montando estrutura e logística. Enfim, tudo o que precisa para fazer um evento desse porte e do tamanho que o Nordeste merece”, comentou Wilson. 

A 1ª Feira da Agricultura Familiar do Nordeste está prevista para o próximo mês de junho, com realização em Natal. O evento nasceu das discussões do Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar e da Câmara Técnica de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, como instrumento de valorização, incentivo e compartilhamento de boas práticas da agricultura familiar nos estados nordestinos. A aprovação da sua realização em 2022 foi confirmada durante a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar.  

Além de Wilson Dias, participaram da reunião o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (PB), Bivar Duda, o secretário-executivo da Câmara Temática, Reginaldo Alves, a chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (SEDRAF), e Cláudia Suassuna, entre outros técnicos, técnicas e representantes da agricultura familiar do Nordeste.


COMPARTILHAR