Blog Tempo Presente

Estratégias para fortalecer a agricultura familiar da Bahia são apresentadas em evento na capital baiana

As estratégias para continuar fortalecendo a agricultura familiar da Bahia, no período 2023-2027 foram apresentadas, pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, durante a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que acontece na capital baiana até esta sexta-feira (05/04). O evento é promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).

Foram apresentadas as principais ações que serão executadas pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), em parceria com instituições financeiras nacionais e internacionais e outras organizações governamentais e da sociedade civil, nesse período, a exemplo dos projetos Bahia que Produz e Alimenta, Parceiros da Mata e Sertão Vivo. As iniciativas terão como foco os principais arranjos produtivos da agricultura familiar, a partir da articulação com crédito rural, pesquisa, assistência técnica e insumos, unindo produção e agroindustrialização.

Jeandro ressaltou a importância desse espaço para a agricultura familiar em um evento voltado à ciência, tecnologia e inovação. “Nossos companheiros e companheiras, dos 27 territórios de identidade, estão aqui dialogando sobre como inovar, como transferir tecnologias e como levar ainda mais oportunidades para a agricultura familiar do estado da Bahia. É nessa construção coletiva que unimos esforços para continuar transformando a vida de baianos e baianas”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Pinho Joazeiro, explicou que a conferência é um momento para ouvir a sociedade sobre demandas tecnológicas, para que possam ser desenvolvidas novas políticas públicas, projetos e ações para a sociedade, tanto para o setor produtivo, quanto para a academia, que demandam recursos, mas também para a sociedade civil, com suas organizações sociais, de forma especial, a agricultura familiar.

“Nós estamos focando nossos recursos na agricultura familiar, porque essa é uma demanda do Governo do Estado, pois a agricultura familiar precisa de tecnologia para aumentar a produtividade e garantir que essas famílias vivam melhor e com mais recursos, e muita coisa a gente aprende com a própria agricultura familiar, povos originários e comunidades tradicionais e devolve essa tecnologia. Então, ocorre uma troca de experiências entre a academia e a agricultura familiar”, observou o secretário.

5ª Conferência Estadual de CT&I

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que é uma ação integrante da 5ª Conferência Nacional de CT&I, tem o objetivo de formular a Nova Política Estadual de CT&I e embasar a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (2024-2035). Com o tema “Por Uma Bahia Mais Inovadora”, a CECTI finalizou a etapa macroterritorial, onde realizou planárias em 11 municípios, que abrangeram os 27 territórios de identidade. Veja abaixo no calendário como foi a distribuição dessas etapas.

Fotos: Vittor Amorim


COMPARTILHAR