Blog Tempo Presente

Entidades empresariais e contadores comemoram a sanção da Lei que corrige a TFF

Valdino Cunha, Erivaldo Benevides, José Adauto e Carlos Leahy

 

Representantes da ACI, CDL, Sindicom e Sindicontasul comemoram a sanção nesta quinta-feira, dia 14, da Lei de n. 2.648 de 13 de dezembro de 2023, que altera a Lei Municipal n. 2.173, de 1. de outubro de 2010 e corrige a cobrança de valores abusivos da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF), aprovada em 2021. O assuntou ganhou repercussão no mês de outubro desse ano, depois que o contador e advogado tributarista, Erivaldo Benevides identificou inconsistências na cobrança da taxa e, juntamente com os empresários, requereu a correção desses valores.

O aumento significativo da TFF gerou uma série de reuniões entre os empresários, que buscaram junto a Prefeitura Municipal e ao Poder Legislativo a correção imediata desses valores, ou revogação da Lei, visando evitar os impactos financeiros negativos para o empresariado e a comunidade em geral. Diante disso, o Poder Público acolheu alguns pleitos da classe e decidiu realizar algumas reclassificações, reduzindo os valores e a prorrogação do prazo para o pagamento da taxa deste ano para o dia 20 de dezembro.

Com a correção dos valores, muitas empresas deverão ter reduções significativas da taxa do Alvará (TFF), comparadas com os valores aprovados na Lei em 2021.  De acordo com o Presidente da ACI, Valdino Cunha, a união das entidades foi fundamental para alcançar esse pleito, além de reforçar a importância da classe na defesa dos seus anseios.

“Trata-se de uma conquista para a classe empresarial por se tratar de mudança de uma Lei tributária. Essa conquista mostra a força das entidades em nossa cidade”, destacou o empresário. Já o Presidente do Sindicontasul Erivaldo Benevides, expressou felicidade com o resultado e os desdobramentos fruto de um trabalho conjunto das entidades. “Fico contente com a aprovação da nossa proposta de criação do Conselho de Contribuintes do Município de Itabuna”.


COMPARTILHAR