Blog Tempo Presente

Ensino técnico e profissional oferece mais oportunidades aos estudantes, aponta estudo

Dados de levantamento do Senai atentam para o fato de que os jovens brasileiros que já concluíram o ensino médio profissional têm mais chances de conquistar o primeiro emprego. Aproximadamente 79% dos entrevistados associam o ensino técnico a uma base sólida para o futuro profissional. É o caso de Josieli Rodrigues da Paixão, de 21 anos, moradora Governador Mangabeiras (BA). Recentemente, ela concluiu o curso técnico de alimentos e conquistou a tão da sonhada vaga no mercado.

“Entrei no curso técnico por necessidade. Fiz parte da primeira turma de alimentos do instituto e tive muita dificuldade para assimilar os conteúdos teóricos. Não foi fácil concluir o curso. Mas foi gratificante, pelo fato de que ao longo do curso, tomei gosto. Hoje, digo que amo o meu trabalho. Nunca imaginei que seria tão bom para mim, quando me matriculei. Na minha cidade, quem escolhe o setor de laticínios não fica desempregado. A indústria cresce a cada dia. Tenho mais três colegas que foram contratadas no mesmo período”, relata a profissional.

Para o coordenador-geral de Ensino Médio, do Ministério da Educação, Wisley Pereira, ter outras opções dentro das possibilidades do Ensino Médio, como o ensino técnico e profissional, é tentar também atender o projeto de vida dos estudantes. “Mas caberá ao sistema de educação produzir um ensino técnico e profissional já na matriz do próprio Ensino Médio”, pondera.


COMPARTILHAR