Blog Tempo Presente

Encontro da agricultura familiar de Itacaré reuniu centenas de agricultores pela segunda vez

prefeito-de-itacare-e-presidente-do-cds-ls-antonio-de-anizioPor Aline Meira | CDS-LS

Centenas de pequenos agricultores e agricultoras, moradores das mais diversas regiões rurais de Itacaré, participaram no domingo, dia 08, na praça Nativo Vieira, no distrito de Taboquinhas, do II Encontro da Agricultura Familiar, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca. Durante o evento, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, não faltaram homenagens, serviços de massagens, maquiagens, sobrancelhas, pintura artística facial, oficinas de torço e várias outras atividades voltadas para as mulheres.

Além disso, foram realizadas palestras, brincadeiras interativas, distribuição de muitos brindes, apresentações culturais como poesias, cantigas, teatro e ainda o show com a banda Trio Tabocas. O prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS), Antônio de Anízio, destacou a importância da agricultura familiar na geração de emprego e renda, na garantia dos produtos de excelente qualidade e no fortalecimento da economia do município.

Resultado de imagem para ii encontro de agricultura familiar de itacaré reuniu centenas de agricultores DE DIVERSAS REGIÕES RURAIS“A agricultura familiar tem sido um dos segmentos econômicos que mais cresce no município, produzindo cada vez mais e melhor. Daí a importância do encontro onde se promoveu não somente o lazer e o entretenimento, mas também foi um momento da troca de experiências e de se mostrar um pouco do muito que tem se produzido na região rural de Itacaré”, expressou o prefeito.

Ainda durante o II Encontro da Agricultura Familiar de Itacaré, o prefeito Antônio de Anízio, o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, o coordenador da Bahiater, Marcos Vinícius Souza, e o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, fizeram a entrega de dois tratores para as associações de pequenos agricultores, numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através do CDS-LS e Prefeitura Municipal. O primeiro trator foi para a Associação Assentamento Pancada Grande e o segundo para a Associação de Pequenos Agricultores da Marambaia.

Resultado de imagem para ii encontro de agricultura familiar de itacaré reuniu centenas de agricultores DE DIVERSAS REGIÕES RURAISPara Marcos Vinícius Souza, o objetivo é que a nova ferramenta de trabalho garanta o aumento da produção agrícola e promova a diversificação de mais emprego e renda no campo. “Esse é um momento de destaque da agricultura familiar da região, que além de receber esse trator, que terá um papel fundamental para a produção, as associações rurais contam também com assistência técnica desenvolvida com o apoio direto do consórcio do território litoral sul”, disse o coordenador da Bahiater.

Já Luciano Veiga, destacou que o CDS-LS vem realizando muitas ações em benefício da agricultura familiar no território. “A preocupação é que possamos suprir as demandas de forma igualitária, desde ações urbanas as ações rurais de cada município consorciado. Nosso comprometimento é que as associações tenham, além das fermentas necessárias para o crescimento rural, uma assistência técnica permanente”, observou o secretário executivo do CDS-LS.

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itacaré (CMDRS), José Alves Bubu, esse apoio direto da Prefeitura, do Governo do Estado e do CDS-LS representa uma conscientização para a importância do incentivo da produção rural, sem deixar de perder o foco para a agricultura familiar.

O encontro contou também com a participação do vice-prefeito Genilson Souza, secretários municipais, vereadores, do comandante da 72ª CIPM, Major Hosanah Rocha, além de representantes do Instituto Chocolate, Sindicato de Hotelaria e Alimentação, Conselho Municipal da Agricultura Familiar, Associação de Conselhos Tutelares da Bahia, além de centenas de agricultores das mais diversas regiões de Itacaré.

 


COMPARTILHAR