Outrora, o Albergue Bezerra de Menezes, foi um missionário da misericórdia para as pessoas com diversas patologias. Sob o comando do então Sr. Bionor Rebouças, a instituição foi uma das pioneiras a prestar assistência para as pessoas que precisavam de cuidados e abrigo, época que os trabalhadores também tinham seus direitos respeitados. Hoje, o Albergue ainda tem a missão misericordiosa com os doentes e as pessoas necessitadas, entretanto, deixou para trás a visão do respeito aos direitos dos funcionários.
De acordo com Raimundo Santana, Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde, “depois das eleições municipais desse ano, alegando dificuldades financeiras na instituição, o vereador e presidente do Albergue, Sr. Cesar Brandão, que não conseguiu sua reeleição, cortou parte dos salários dos funcionários, retirando todos os proventos assegurados pela convenção coletiva de trabalho”, afirma.
Santana disse que além de fazer ligações telefônicas, visitou a instituição várias vezes para conversar sobre os salários dos funcionários, entretanto, não encontrou ninguém responsável pelo setor administrativo. Além de denunciar a redução salarial, o dirigente sindical informou que os funcionários passam por uma situação grave por falta de segurança a saúde. Conforme Santana “as condições de trabalho no Albergue são péssimas”.
O dirigente sindical acrescenta que o presidente Cesar Brandão investiu na melhoria da faixada da instituição, mas, esqueceu-se de investir em melhorias para o conforto dos internos, em melhores condições de trabalho e sobretudo, cumprir os direitos salariais dos funcionários.
Conforme Santana, “a direção do Sindicato encaminhou denuncia ao MPT-Ministério Público do Trabalho e nos próximos dias ajuizará ação na Justiça do Trabalho”, conclui.