Blog Tempo Presente

Dica da Coelba de economia e segurança no inverno

A diminuição da temperatura registrada durante o inverno baiano pode representar uma oportunidade de adquirir hábitos eficientes com a energia elétrica e, consequentemente, reduzir o valor da fatura. Porém, as fortes chuvas e ventos, que são características deste período, aumentam a necessidade de cuidados com a eletricidade. Para estimular o uso seguro e eficiente da energia elétrica, a Coelba separou algumas orientações aos consumidores.

Um dos vilões do consumo, o chuveiro elétrico tende a ser mais utilizado nesta época. Para minimizar o seu uso, deve-se fechar a torneira enquanto se ensaboa e limitar o tempo de banho. Também é recomendado que não mude a temperatura durante o banho para evitar choques.

Outro aparelho eletrônico que consome bastante energia, o ar-condicionado pode ser utilizado com menos frequência devido ao frio. Caso continue utilizando-o, é importante encontrar uma temperatura ideal que fique confortável, entre 23° e 25°, ou até mesmo desligá-lo após o ambiente resfriar e acionar o ventilador.

Busque lavar o máximo de roupas possíveis de uma só vez, respeitando o limite indicado pela fabricante da máquina e utilizando a quantidade de sabão assinalada. Também é importante limpar os filtros do aparelho. Devido às chuvas, a secagem das roupas pode demorar um pouco mais, mas em hipótese nenhuma coloque-as atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho e aumentar o consumo de energia, você corre sério risco de sofrer um choque. 

Com as noites mais longas e os dias mais curtos, as luzes ficam acesas por mais tempo. Para economizar, a dica é trocar as lâmpadas halógenas e fluorescentes por LED. Também é importante realizar manutenções preventivas dos aparelhos eletroeletrônicos. Além de diminuir o risco de acidentes com eletricidade, esse cuidado garante o seu pleno funcionamento, resultando em economia e no uso eficiente de energia elétrica. Caso opte pela substituição do utensílio, dê preferência àqueles com Selo Procel, que ajudam a diminuir o consumo.

Quando há fortes chuvas, é necessário redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas.  Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico. Em caso de alagamentos, a primeira atitude a ser tomada é desligar o disjuntor e acionar a Coelba através do 116 ou dos canais de atendimento virtuais.


COMPARTILHAR