Blog Tempo Presente

Consórcio Litoral Sul terá projeto piloto de estruturação do manejo dos resíduos sólidos

Resultado de imagem para Consórcio Litoral Sul  terá projeto piloto de estruturação do manejo dos resíduos sólidos

Com o intuito de organizar e estruturar a destinação correta e o manejo dos resíduos sólidos, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) foi definido pelo Governo do Estado da Bahia como o projeto piloto da ação para a eliminação de lixões, anunciou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Nelson Pelegrino, em reunião de trabalho nesta quinta-feira, dia 11.

Durante o evento, promovido pelo CDS-LS e que aconteceu no Teatro Candinha Dórea, localizado em Itabuna, o secretário estadual explicou que a ação parte de uma determinação da Lei 12.305 de 2010, que diz sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exige dos setores públicos e privados o gerenciamento correto dos resíduos.

Na apresentação, o secretário também destacou que o Território Litoral Sul produz 6 % dos resíduos sólidos do Estado da Bahia, sendo que apenas 15 % dos municípios têm o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Segundo Nelson Pelegrino, um diálogo permanente vem sendo construído na Sedur junto com os municípios, tendo em vista a necessidade de regularização em conjunto dos resíduos, principalmente nas cidades menores, abaixo de 50 mil habitantes.

Resultado de imagem para Consórcio Litoral Sul  terá projeto piloto de estruturação do manejo dos resíduos sólidos

“A ideia é estruturar e organizar a destinação dos resíduos sólidos na região visando transformar o projeto piloto em uma experiência exitosa para ser replicado em outras cidades do Estado”, expressou o titular da Sedur.

Além disso, Pelegrino observou as dificuldades encontradas pelo setor quanto à organização da gestão dos serviços relacionados ao manejo de resíduos sólidos urbanos, explicando que a participação de agentes privados tem sido uma alternativa para assegurar capacidade de investimento, operação e manutenção dos serviços.

Na oportunidade, o presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio fez um apelo aos gestores de Itabuna e Ilhéus para que possam se consorciar, destacando que a participação dos maiores municípios da região é importante na tomada de decisões em benefício do Sul da Bahia, falando também que a educação ambiental é primordial para iniciar o projeto.

“Nós gestores precisamos fazer o dever de casa lá no início, na coleta seletiva para que a sociedade entenda e possa replicar. Esse é o passo principal, começar na nossa casa, partir para os prédios públicos. Esse debate fortalece a nossa vontade de resolvermos a situação do descarte dos lixos em toda a nossa região. Sabemos que os municípios sozinhos não têm condições de fazer o gerenciamento do lixo de maneira individualizada, mas através do consórcio, com o apoio do estado e também da sociedade será possível criarmos a solução para o destino correto aos resíduos sólidos”, disse otimista Antônio de Anízio.

Participaram do encontro o presidente da AMURC, o deputado estadual, Rosemberg Pinto, representantes dos Consórcios da Mata Atlântica e do Consórcio Interfederativo de Saúde Policlínica, os prefeitos e representantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itapé, Jussari, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Ubaitaba, Aurelino Leal, Arataca, Maraú e Itapitanga.


COMPARTILHAR