Blog Tempo Presente

Conselho Eleitoral cancela segundo turno das eleições presidenciais no Haiti

Haitianos protestam em frente à Embaixada dos EUAO Conselho Eleitoral Provisório do Haiti cancelou hoje (22) o segundo turno das eleições presidenciais marcado para domingo (24). De acordo com o conselho, ainda não há uma nova data agendada para definição eleitoral no país.

A decisão ocorreu num momento em que a capital haitiana é palco de violentos confrontos entre a polícia e grupos que se opõem à realização das eleições. Os opositores afirmam que houve fraude no primeiro turno das eleições presidenciais, realizado em 25 de outubro, e que a comissão independente de avaliação eleitoral – criada a pedido da oposição – concluiu ter sido “afetada por irregularidades”.

Hoje, grupos violentos bloquearam ruas no centro de Porto Príncipe. Antes, incendiarem instalações do Conselho Eleitoral Provisório em Leogane (Sul do país). Ontem (21), eles tentaram incendiar instalações do conselho em Ouanaminthe e Thomonde (Nordeste), enquanto outras, no Norte, foram incendiadas no início da semana.(Agência Brasil)


COMPARTILHAR